A Troca de Filtro do ar condicionado automotivo tem como principal característica proporcionar mais conforto e segurança a seus usuários. Por isso, quem tem um carro com ar condicionado automotivo não abre mão dele. Mas o que fazer quando ao invés de proporcionar conforto o ar condicionado trás problemas e um cheiro desagradável?
Nos veículos, aquele cheiro de mofo que aparece com o tempo é um sinal de sujeira excessiva nos dutos, evaporizador e filtro do ar, resultando no aparecimento de fungos e bactérias.
Entre elas a mais perigosa e conhecida como Legionella Pneumaphila, causadora da pneumonia que em 15% dos casos pode levar a morte, E não é só isso, fungos, ácaros e bactérias são as principais causadoras de gripes, alergias e irritações nos olhos de crianças e adultos.
Visando restabelecer um ambiente limpo e agradável no veículo, existe no mercado grande variedade de higienizadores que protegem sua saúde eliminando fungos, ácaros e bactérias. O filtro de cabine do ar condicionado automotivo tem um papel fundamental na manutenção da qualidade do ar insuflado no interior dos veículos, pois são responsáveis pela retenção das impurezas nos sistemas de ventilação do ar condicionado do carro.
Algumas características que estão presentes nos filtros de cabine:
- Meio filtrante formado por três camadas termicamente soldadas que proporcionam tripa ação conjunta de filtragem.
- Carga eletrostática que retém micro partículas.
- Material filtrante resistente à umidade do ar, impede a formação de micro organismos que podem ser prejudiciais à saúde.
- Base lateral que fixa e estabiliza o corpo do filtro, impedindo que o elemento filtrante se deforme
Os poluentes em suspensão no ar entram no compartimento de passageiros do veiculo e estes são de diversas origens, são compostos de partículas solidas, liquidas ou gasosas. Vão desde pólen de plantas, micro organismos, fumaça (gases diversos), partícula de borrachas de pneus e material de pastilha de freio, poeira de piso e solo.
Em grande parte por gases como hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, óxido e dióxido de enxofre, desprendidos pelas industrias e carros na atmosfera. Pesquisas mostram que o compartimento de passageiros de um veículo está exposto a alta concentração de gases de escapamento que pode chegar a 6 (seis) vezes mais do que na beira das calçadas. Este excesso de concentração causa dores de cabeça, náusea e reação alérgicas.
Dependendo de condições meteorológicas e local, a concentração de partículas pode chegar entre 10 e 80 bilhões / m3 de ar. Sendo assim, se torna imprescindível a troca do filtro toda vez que se faça uma limpeza e higienização do ar condicionado automotivo. Além disso a troca de filtros de ar de cabine deve ser feita a cada 12 mil quilômetros ou em 5 meses.
Posições dos filtros de cabine do ar condicionado
Acompanhe na descrição os locais onde os filtros de cabine são utilizados.
Filtros na posição D estão localizado no compartimento atrás do porta-luvas (em três locais possíveis) nesse caso é necessário retirar o porta-luvas para trocar o filtro.
Filtros na posição E estão abaixo do porta luvas, não é necessário retirar o porta-luvas para trocar o filtro.
Filtros localizados na posição F ao lado do passageiro, estão localizados a esquerda, abaixo do porta-luvas.
Filtros na posição G ao lado do motorista, estão localizado a direita no compartimento acima do pedal do acelerador.