Muitos veículos que possuem o sistema de ar condicionado automotivo estão sujeitos a perderem rotineiramente o gás refrigerante em juntas de Mangueira, através de poros de mangueiras antigos ou desgastadas, nos cruzamentos do acoplador e selos considerados ruins.
Quando observamos que o nível de refrigerante cai abaixo de um nível mínimo, não vai existir gás é o processado será mal executado através dos golpes de ar saindo somente o ar não refrigerado através os orifícios de ventilação.
Os vazamentos nas mangueiras do ar condicionado automotivo
Algumas dicas para identificar os vazamentos nas mangueiras do ar condicionado automotivo são úteis e podem ser realizadas por qualquer motorista atento que percebe alguma anormalidade no funcionamento do ar condicionado do seu carro.
Uma delas é observar qualquer óleo como substância sobre as mangueiras do sistema do ar condicionado que se percebe um pouco pegajosa ao toque.
Também verificar as condições das mangueiras para começar a identificação do vazamento e isso também se refere as mangueiras de sucção na parte traseira do compressor.
Verificar os componentes presentes no condensador que atribuem ao dispositivo um pequeno radiador na parte dianteira do veículo por evidência de óleo sobre as ferragens.
Também é importante analisar os móveis de linha dura que se conectam ao acumulador, o cilindro de alta que se conecta ao firewall.
Inspecionar as portas de serviço também chamadas de válvulas Shrader sobre as mangueiras de lado da alta e baixa e procure por óleo dentro das aberturas da válvula.
Mas como é feito o diagnostico de vazamento com equipamentos nas oficinas especializadas?
O diagnostico de vazamentos pode ser realizado com o óleo contraste detector ultra-violeta. Produto que atua de forma excelente para a identificação dos vazamentos intermitentes e ainda possibilitar que os vazamentos sejam primeiramente percebidos no dreno.
A aplicação com o óleo contraste ou pressão de nitrogênio possibilita com exatidão o diagnóstico realizado pelo detector de vazamento por hidrogênio, que garante a total precisão do vazamento de forma rápida, fácil e confiável.
No momento da realização do diagnóstico de vazamentos é colocado um composto que contém uma mistura que possui nitrogênio e hidrogênio onde é utilizado no sistema de ar condicionado automotivo para fazer a detecção e localização do vazamento.
Uma substância desse composto é usado como identificador desse vazamento e, sendo mais leve que o ar, suas moléculas multiplicam-se justamente no local do vazamento na tubulação.
As característica mais importantes e o principal diferencial desse tipo de diagnósticos são a confiabilidade e a certeza de encontrar até os menores vazamentos sem interferência ou equívocos.
Não há possibilidade de alarmes pelos gases de efeito externo, encontra qualquer vazamento, mesmo por meio concreto, isolamento e espuma e pode ser executado imediatamente de maneira rápida, precisa e econômica, como também a utilização do diagnóstico de conexão sem solda, o vazamento pode ser reparado no local, sem paralisação da aplicação devido aos testes de pressão.
Esse tipo de diagnóstico é adequado para todo tipo de refrigerante e para todos os sistemas de ar condicionado veicular; em total conformidade com a legislação e amigável ao meio ambiente: não é inflamável, tóxico ou corrosivo.