Quando liga o ar condicionado automotivo é necessário que a temperatura do interior da cabine do veículo diminua.
Em veículos como Citroen e Sandero o fluxo de ar pode reter umidade e assim parar de funcionar. Assim, é necessário a limpeza do ar de um espaço determinado a um nível desejado.
O condicionamento de ar de veículos Sandero e Citroen busca oferecer um espaço confortável durante a condução do veículo, com o desempenho adequado, fruto de investigação de processos industriais ou de laboratório.
A refrigeração de um ambiente é uma ação que controla ou regula a diminuição de temperatura de um espaço determinado e mantém esta temperatura baixa com o fim, por exemplo, de conseguir um ambiente agradável.
O critério de temperatura quente ou fria é relativo, significa apenas que um espaço tem mais ou menos calor. Dessa forma, resfriar um determinado ambiente, significa o mesmo que transferir o calor para outra área.
As principais peças que compõem o sistema do ar condicionado automotivo do Citroen que podem apresentar defeito e fazer o ar condicionado parar.
Compressor do ar condicionado automotivo Citroen
O Compressor é um dispositivo que, quando acionado no sistema mecanicamente, provoca um diferencial de pressão no gás, criando e executando um fluxo de refrigerante, fazendo o mesmo circular por todo o sistema.
Neste mesmo procedimento e também face aos atritos existentes, é fundamental a presença de um óleo lubrificante. Além da função de circulação do gás no interior do sistema, o compressor pode ser considerado a parte mais importante do sistema.
Sandero Compressor do ar condicionado veicular
Tem como finalidade comprimir o gás refrigerante do sistema que foi succionado na forma gasosa à baixa pressão, liberando-o na forma gasosa à alta pressão, através de pistões, palhetas ou espiral internos.
Evaporador do ar condicionado automotivo Sandero
O evaporador do sistema de ar condicionado veicular é o responsável pelo resfriamento do ar e controlar a umidade do ambiente, através do fluxo que passa por sua colmeia, instalado no compartimento do passageiro.
No momento em que o ar resfria, perdendo calor para o gás refrigerante que está mais frio que o ar dentro da cabine que passa por dentro do evaporador, expulsando essa caloria para exterior evaporando o mesmo.
Evaporador do ar condicionado automotivo Citroen
Este trocador de calor, que representa o elemento de refrigeração, faz a troca térmica, entre o gás que passa por seu interior à baixa temperatura e pressão, e o ar do habitáculo do veículo.
Para tal o ar do ambiente é forçado a circular através da caixa evaporadora e daí vai para os difusores.
Condensador do sistema de ar condicionado automotivo Sandero
O condensador no sistema do ar condicionado é o responsável por rejeitar o calor absorvido no evaporador, é considerado energia absorvida no trabalho do compressor.
Estes calores são transferidos para a atmosfera (mais fria que o gás) que passa pelas aletas causando o sub-resfriamento do refrigerante, ocasionando o processo de condensação.
Prosseguindo com este ciclo até alcançar a temperatura desejada pelos ocupantes do veículo.
O condensador tem a função de retirar calor do gás refrigerante que vem do compressor na fase gasoso sob condições de alta pressão e alta temperatura.
No momento em que o processo ocorre a mudança de fase, da fase vapor para a fase líquida do refrigerante.
Filtro secador do sistema de ar condicionado automotivo Citroen
O Filtro Secador do Citroen possui as seguintes funções no sistema de ar condicionado:
- Filtra impurezas;
- Absorve a umidade remanescente no sistema;
- Reserva refrigerante líquido;
- Mantém o sistema regulado sem acúmulo de umidade
O Filtro Secador Sandero armazena o excesso de refrigerante, quando reduz o fluxo de gás para o evaporador devido à redução de carga térmica. Sem que esta carga seja mantida no condensador fazendo a elevação da pressão do sistema.
De forma contrária, quando existe um crescimento o fluxo de gás no evaporador devido ao aumento de carga térmica ele reduz seu volume de líquido armazenado, suprindo o evaporador com este aumento demanda de gás e ainda garantindo líquido na entrava.
Ele foi desenvolvido para ter um volume mínimo nas condições de alta carga térmica. Com isto, ele balanceia a demanda de refrigerante em função da variação de carga térmica do sistema.
Eletro ventiladores do sistema de ar condicionado automotivo Citroen
Os Eletro ventiladores normalmente têm a função, primária, de regular e controlar o fluxo de ar pelo condensador, auxiliando na retirada de calor do refrigerante, o que implica na redução da temperatura e condensação do refrigerante.
Atualmente os sistemas de condicionamento de ar utilizados na grande parte dos veículos adotam o método de refrigeração por compressão de vapor, que pode ser descrito que o compressor succiona o refrigerante que sai do evaporador, na fase de vapor superaquecido a baixa pressão, comprime e recalca a alta temperatura e pressão.
Gás do ar condicionado Sandero
O gás segue então pela linha de descarga até o condensador. No procedimento onde existe a troca de calor com o meio exterior, passa pelas fases de superaquecimento, condensação, e subresfriamento.
Sai em seguida através da válvula de expansão, que tem por finalidade regular a vazão de refrigerante e provocar uma perda de carga (pressão), levando o refrigerante a fase bifásica, condição na qual entra no evaporador. Nesta situação ondeocorre, efetivamente, a troca de calor para o resfriamento do reservatório frio (ar do ambiente condicionado).
Após este processo, o refrigerante, na fase de vapor superaquecido e a baixa pressão, retornam ao ponto inicial, para ser novamente succionado pelo compressor, fechando desta forma o ciclo de refrigeração.