Será que posso por gás do ar condicionado automotivo sem tirar o gás antigo?
Porém esse procedimento não é o mais aconselhável, pelo simples fato de existir uma diminuição da quantidade de gás no ar condicionado, existe a necessidade de contenção desse vazamento para que o sistema volte a funcionar normalmente sem a frequência de recarga maior.
Já o serviço de evacuação e recarga inclui a remoção de qualquer gás refrigerante restante em seu veículo, removendo as impurezas que ficaram do gás refrigerante usado nos componentes do ar condicionado do automóvel.
Sendo assim o mais aconselhável é o processo de remoção das sobras do gás refrigerante no veículo para que seja adicionando o novo refrigerante para substituir o que vazou. Em conjunto a isso é necessário fazer uma verificação de desempenho onde incluir o diagnóstico para descobrir a fonte do seu vazamento.
Retirada do gás refrigerante no sistema de ar condicionado automotivo
Outro motivo para que possamos entender melhor a importância de fazer a retirada do gás refrigerante no sistema de ar condicionado automotivo é pelo fato de muitos fabricantes determinar uma quantidade específica de gás refrigerante seja o correto para o modelo do seu carro.
Por esse motivo é importante ficar atento pois quando você leva o seu veículo para que seja feito um serviço de carga de gás, o técnico muitas vezes não tem como determinar com precisão o quanto de refrigerante é deixado no sistema de ar condicionado do seu veículo. Como muitos se baseiam apenas em sua experiência de quanto de refrigerante para deve carregar no sistema, muitas vezes ele pode por menos ou sobrecarregar o sistema, afetando o desempenho do ar condicionado do carro.
No entanto, modelos de veículos com sistema de ar condicionado automotivo mais modernos têm um recurso que desliga um sobre carregamento caso venha acontecer no sistema.
Por outro lado, durante uma operação de retirada do gás que sobrou no sistema e depois da recarga do gás refrigerante novo, uma vez que o técnico teve extraído todo o gás refrigerante restante do sistema do ar condicionado, ele não comete erros ou terá dúvidas, e vai então ser capaz de carregar o sistema com a quantidade exata do gás refrigerante recomendado pelo fabricante do veículo.
E possível localizar o vazamento do gás refrigerante sem o sistema possuir qualquer quantidade de gás no sistema?
A fim de localizar a fonte de um vazamento é necessário que exista uma certa quantidade de gás refrigerante no sistema. Se todo o gás que existia no sistema de ar condicionado vazou e não restar sequer algumas gramas, o técnico terá necessidade de adicionar o gás refrigerante no sistema.
Porém se apenas uma pequena quantidade de gás refrigerante ficou restante, que podem ser algumas gramas de refrigerante que sobrou no sistema, o técnico não precisa adicionar mais nenhuma quantidade de gás refrigerante a fim de ajudar a identificar os vazamentos nos componentes do sistema para que seja efetuada o reparo.
Assim o sistema de ar condicionado não necessita conter uma carga total de gás refrigerante para que seja localizada o vazamento – algumas gramas de gás refrigerante que nesse caso seria em torno de 10% da carga normal, é suficiente para realizar a verificação de fugas.
Alguns técnicos também pode utilizar um corante de rastreio e uma luz negra para ajudar a encontrar vazamentos persistentes.
Também existe hoje no mercado um tipo de rastreamento usando corantes fluorescentes para identificar vazamentos persistentes, e também existe uma grande variedade de pigmentos que podem ser adicionados aos fluidos mencionados anteriormente.
Estes são corantes à base de Xanthene, e possuem propriedades incomuns da brilhando em luz ultravioleta. Os corantes utilizados em aplicações em automóveis são seguros, não tóxicos, e pode ser usado em conjunto a água potável.