Grande parte da poluição e impurezas do ar externo pode ser evitada antes que entre no habitáculo dos veículos, para isso é necessário existir um componente de filtragem do ar que circula no interior do automóvel, que são os filtro de cabine, que deve ser substituído periodicamente.
Uma das principais funções do ar condicionado automotivo é impedir a entrada de qualquer contaminante, como fuligem, pólen, germes ou bactérias. Algumas doenças respiratórias, como asmas e bronquites, e prevenindo contra dores de cabeça e náuseas provocadas pelo excesso de poluição das cidades, podem ser evitadas.
O ar condicionado automotivo evita que a poluição entre dentro do carro nas horas de grande congestionamento onde passamos grande quantidade de tempo dentro dos veículos esperando para seguir em frente, mesmo em dias frio onde a temperatura externa não influencia a temperatura da cabine do veiculo.
Porém pelo fato de existir grande quantidade de poluentes que vem dos veículos que também estão presos nos congestionamentos, é necessário que esse ar externo seja filtrado. Sendo assim é importante verificar seu estado, observar as condições do filtro anti-polén do ar condicionado para não sentir os efeitos da poluição dentro do carro.
Ar condicionado do carro reduz efeitos dos engarrafamentos
A sensação nas grandes cidades que muitos brasileiros experimentam todos os dias ao ir e voltar do trabalho como a quantidade de horas perdidas no trânsito cresce cada vez mais. Muitos motoristas tem a sensação que com o passar dos anos esta ficando mais caótico.
O que muitos consideram lento no futuro pode parar. Um importante estudo revela que os congestionamentos nas grandes cidades crescem em um ritmo impressionante. Ano após ano, as filas de carros aumentam 17% em São Paulo. No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, crescem 14%.
Se nada for feito até o final desta década, as cidades brasileiras enfrentando um permanente estado de lentidão nas suas principais avenidas, é a afirmação dos especialistas que realizaram o estudo.
Em relação ao tempo, os números impressionam ainda mais, por exemplo: há quatro anos, os moradores de Belo Horizonte ficavam parados no trânsito, em média, 56 minutos por dia. Em 2012, este número pulou para quase uma hora e meia. Neste mesmo período, no Rio de Janeiro, o tempo no trânsito saltou de uma hora e 52 minutos para duas horas e 49 minutos. E os paulistanos já superaram a média de três horas e meia por dia.
O número de carros nos grandes centro urbanos é cada vez maior. Quem poderia estar produzindo, vendendo, comprando, educando os filhos, se divertindo, está preso no movimento lento que prejudica o bem-estar das pessoas e a economia do país.
Os engarrafamentos da cidade de São Paulo representam uma perda de R$ 40 bilhões por ano. Um cidadão que tem um automóvel e que usa esse automóvel diariamente gasta R$ 930 por ano a mais de combustível por causa de congestionamento.
Ar condicionado do veiculo contra poluição
A maior parte da poluição nos grandes centros urbanos brasileiras é de responsabilidade dos automóveis A possibilidade de aumento dessa estatística é maior a partir do fenômenos conhecido como a inversão térmica, quando as camadas superiores de ar atmosféricos tornam-se mais quentes e leves, ao invés de mais frios que as inferiores, bloqueando a circulação natural do ar e formando barreiras contra a dispersão dos poluentes, ou seja, uma camada de poluentes fica presa perto do solo por uma camada de ar frio.
Daí o surgimento da névoa no horizonte também parecida com fumaça, essa massa tóxica cinzento-avermelhada que se observa em dias de sol. Devido a isso podemos verificar que só no ano passado, os níveis de monóxido de carbono no ar da capital paulista ultrapassaram 400 vezes o padrão normal, de 9 ppm (partes por milhão), ou seja, mais de uma vez por dia.
A poluição é caracterizada pela emissão de gazes tóxicos gerada pela combustão de veículos automotores, que emitem monóxido e dióxido de carbono, óxido de nitrogênio e dióxido de enxofre e também derivados de hidrocarbonetos e chumbo.
Nos seres humanos, ela provoca distúrbios respiratórios como asma e bronquite e também alergias, lesões degenerativas no sistema nervoso e em órgãos vitais, ardência e lacrimejamento dos olhos, dor de cabeça e até câncer. Esses distúrbios são agravados durante o inverno, quando ocorre a inversão térmica (como já comentamos nas primeiras linhas desse artigo).
Ar condicionado automotivo é mais seguro fechar as janelas
No trânsito, quando estamos dirigindo no dia a dia, um numero considerado de motoristas dirigem com as janelas do veículo fechadas, um procedimento que visa aumentar a segurança e de diminuir a entrada de fumaça ou poeira no interior do carro. Mas o fato de acreditar que estar dentro do carro com os vidros fechados é garantia de respirar ar puro pode estar equivocado.
Filtros de cabine e o seu papel do controle para evitar a poluição
Para impedir que as impurezas do ar externo entre no habitáculo dos veículos é necessário existir um componente de filtragem do ar que circula no interior do automóvel, que são os filtro de cabine, que e deve ser substituído periodicamente.
O componente que pode existir tanto em carros com ou sem ar condicionado automotivo, filtra o ar aspirado para dentro do veículo, impedindo a entrada de qualquer contaminante, como fuligem, pólen, germes ou bactérias. As doenças respiratórias, como asmas e bronquites, e até dores de cabeça e náuseas provocadas pelo excesso de poluição das cidades, podem ser evitadas.
O período para substituição também é estabelecido pelo fabricante do automóvel, mas um fator importante que se deve ficar atento são as condições de uso do veículo, pois é isso que vai determinar a necessidade de substituição deste componente.
Filtros de ar condicionado automotivo especiais
Existem ainda no mercado filtros de ar condicionado automotivo especiais com uma camada extra de carvão ativado, que além de reter partículas, também são eficazes na eliminação do mau cheiro do ar e poluentes gasosos em até 75%, assim como gases e vapores tóxicos presentes no ar externo.
Segundo alguns especialistas, os efeitos da exposição ao monóxido de carbono estão associados à diminuição da capacidade de transporte de oxigênio pelo sangue. A pessoa exposta ao monóxido de carbono por longos períodos pode ter seus reflexos e acuidade visual diminuídos, o que pode até provocar acidentes de trânsito.
Poeiras em uma quantidade elevada em suspensão no ar prejudicam a capacidade de o sistema respiratório remover as partículas do ar inalado, retendo-as nos pulmões e quanto mais finas as partículas, mais profundamente penetram no aparelho respiratório. As poeiras em suspensão também potencializam os efeitos dos gases presentes no ar.
É comum motoristas não estarem atentos ou mesmo esquecerem da importância da filtragem. Alguns motoristas que, por uma falsa idéia de redução de custos, trocam os filtros em um intervalo muito maior do que o recomendado pelo fabricante do veículo, não observando que estão colocando a própria vida em proximidade com substâncias que além de prejudicar o estado de saúde no momento presente, também pode ocasionar um problema grave no próprio organismo com o passar dos anos.
A manutenção preventiva do ar condicionado automotivo
A manutenção preventiva é baseada em um check-up regular dos principais componentes e peças no sistema de ar condicionado automotivo e é a maneira indicada e mais eficaz para evitar transtornos ou perda de componentes do sistema por falta de manutenção.
Com o filtro de cabine automotivo em bom estado de conservação, o sistema de ventilação ou de ar condicionado automotivo pode permanecer ligado nos congestionamentos e dentro dos túneis com a garantia de conforto e proteção à saúde dos ocupantes do veículo. Caso contrário, o sistema poderá funcionar como uma espécie de exaustor e trará todo ar mal filtrado para dentro do veículo onde a concentração de poluentes poderá ser até seis vezes maior do que fora dele.
Alguns modelos de veículos mais antigos não saem de fábrica com o equipamento, mas podem ser equipados com o filtro. A manutenção do sistema varia conforme o veículo, em alguns casos, como o Vectra por exemplo, a troca é bem simples de ser realizada. Em outros casos, o local do filtro é de difícil acesso, onde pode ser preciso desmontar o painel de controle do ar condicionado do carro. O mais recomendável é que o motorista procure o serviço de um especialista.
Manutenção do sistema de circulação do ar condicionado automotivo
Para a realizar a manutenção do sistema de circulação de ar na cabine é importante, além da troca periódica do filtro, efetuar o processo de limpeza e higienização do ar condicionado do carro, pela qual toda a tubulação do sistema é limpa e são aplicados produtos químicos para eliminar os fungos que provocam odores indesejáveis e problemas respiratórios. Recomenda-se que seja feita a cada seis meses.
Os preços dos serviços de troca do filtro de cabine e da higienização variam de acordo com modelo e do local onde se realiza a manutenção. Na K2 ar condicionado você pode realizar o conjunto desses serviços recebendo um desconto onde o valor sairá menor se esses serviços fossem realizados de forma separada.
Visualize o cupon de promoção logo no inicio dessa página preencha o formulário e você poderá imprimir um cupon de desconto com todas as informações sobre o serviço e o desconto oferecido.
Para proprietários dos veículos que não possuem o componente e desejam instalá-lo é preciso fazer algumas adaptações no carro. Para esse serviço é necessário realizar uma análise para saber as condições para a instalação do equipamento.