Uma dúvida muito frequente é como gelar melhor e por mais tempo com ar condicionado automotivo. A maioria dos carros das grandes cidades hoje em dia já vem com o ar condicionado automotivo de fábrica.
Assim como qualquer outro componente veicular, o ar condicionado do carro precisa de cuidados básicos para oferecer sempre um bom funcionamento.
Prolongue a vida útil do ar condicionado de seu veículo
Veja as dicas abaixo recomendadas pelos técnicos para gelar melhor e prolongue a vida útil do ar condicionado de seu veículo.
Primeiramente, antes de ligar o ar condicionado do seu carro, ligue primeiro o motor. Após aproximadamente 20 segundos, ligue o ar condicionado.
Quando for desligar o carro, desligue primeiro o ar condicionado para depois desligar o motor.
Outra dica importante é não ligar o ar condicionado do seu carro é com o motor em alta rotação, porque causa desgaste desnecessários de seus componentes.
Troca do filtro anti-polén do ar condicionado automotivo
Outra recomendação é fazer a troca do filtro anti-polén do ar condicionado automotivo no máximo a cada seis meses.
Porém, caso você observe que o ar condicionado do seu veículo demore mais tempo que o normal para resfriar melhor, e ainda ter a sensação de perda de potência, ou mau cheiro durante sua utilização, estes sinais podem ser indícios da necessidade de trocar o filtro ou outro tipo de manutenção.
Usar o ar condicionado do carro com as janelas fechadas trás maiores benefícios, pois há menos atrito com o ar, exigindo menos do motor e do próprio ar condicionado.
Com a temperatura alta dentro do carro, é recomendável primeiro abrir as portas e deixar o ventilador na potência máxima por alguns segundos. Fazendo esse procedimento vai proporcionar um melhor desempenho.
Durante o inverno ou dias chuvosos
Durante o inverno ou dias chuvosos, ou ainda nos períodos em que o sistema de ar condicionado veicular não é muito utilizado.
Recomenda-se ligar o ar condicionado para gelar melhor pelo menos duas vez por semana, por um período de no mínimo dez minutos. Esse procedimento faz com que o aparelho evite de ficar parado por longos períodos de tempo, garantindo a sua circulação do gás e do óleo de lubrificação do compressor.