O funcionamento do compressor no ar condicionado Chevrolet Onix faz o fluido refrigerante circular através da tubulação, passando por vários componentes importantes do sistema, como o evaporador e o condensador. O ar condicionado no veiculo pode ser comparado a um sistema de transferência de calor, o calor que se deslocam de uma área para outra em um determinado local.
O compressor automotivo Chevrolet Onix é responsável por bombear o gás refrigerante ao longo do sistema de ar condicionado, assim faz com que o fluido refrigerante circule e possa executar o recolhimento do calor e, posteriormente, a dissipação do calor.
Dessa forma o compressor do ar condicionado automotivo é realmente o componente mais importante do sistema do ar condicionado. Quando essa peça tem algum problema, todo o sistema fica comprometido.
No interior das câmaras do compressor o processo de compressão do fluido refrigerante possui restrições e limitações físicas, a compressão de fluidos no estado líquido-vapor, se existir a presença de fluido no estado liquido, pode originar o que é conhecido como o calço hidráulico, que pode resultar em problemas para o funcionamento do compressor, pelo motivo do liquido ser um fluido não compressível.
Como pode ocorrer danos no compressor do ar condicionado Chevrolet Onix
No sistema de refrigeração do carro quando parado, o fluido refrigerante pode ir até o compressor por meio da gravidade, esse fenômeno é considerado como um retorno de Líquido. Existe algumas causas que proporcionam esse retorno do fluido refrigerante.
Quando o Condensador Chevrolet Onix esta mais alto que o compressor por falha na instalação ou avaria no sistema, o condensador esta com a temperatura mais baixa que o resto do sistema e o não uso do dispositivo contra retorno de fluido, como o sifão ou válvula de retenção.
Quando existe o retorno do fluido refrigerante ar condicionado automotivo para o compressor, ele trabalha como um solvente e retira o óleo das áreas de contato com metal no interior do componente, fazendo com que algumas peças do conjunto mecânico fique sem lubrificação ameaçando a vida útil do compressor Chevrolet Onix por trabalhar nessas condições tanto nos momentos de partida, quanto de funcionamento constante.
Falta de pressão compressor Chevrolet Onix
Outro dano que pode acontecer devido ao retorno de líquido refrigerante é um aumento substancial na pressão de descarga em virtude desse líquido acumulado na linha de descarga do compressor que deve ser comprimido e empurrado para o sistema no momento da partida. A pressão necessária pra remover totalmente o líquido que está parado na descarga pode ser alta o suficiente para provocar a quebra do compressor.
Para evitar que o líquido refrigerante do ar condicionado retorne ao compressor é necessário verificar se o condensador está acima do compressor Chevrolet Onix, a tubulação deve colocada de forma a passar acima do ponto mais alto do condensador para formar um sifão e manter o líquido preso no condensador quando o compressor não está funcionando, dessa forma não poderá voltar ao compressor do ar condicionado automotivo. Uma válvula de contenção externa também pode ser instalada na descarga.
O compressor no ar condicionado do veiculo Onix é equipado com uma peça de proteção contra danos que possam resultar na descarga de baixa pressão, que é o interruptor de segurança. No entanto, quando o compressor recebe grandes quantidades do gás refrigerante, o interruptor pode falhar. Outro tipo de problema com os compressores de ar condicionado é o fato da embraiagem do compressor engatar.
Óleo lubrificante do compressor automotivo
Existe casos em que o problema com o compressor esta relacionado ao uso acidental do lubrificante errado para o compressor, como também a entrada de detritos no interior do sistema. A presença de umidade pode também pode causar sérios danos no compressor.
A manutenção no sistema de ar condicionado automotivo preventiva é sempre o melhor procedimento para identificar um possível dano que possa comprometer todo o sistema de ar condicionado, transformando uma simples manutenção em um serviço mais complexo ou até mesmo a troca do componente por outro.