Desembaçador de vidro com aquecedor do ar condicionado automotivo no veículo também utiliza a hélice do ventilador que fazem parte do aquecedor do ar condicionado, eles se localizam na extremidade do alojamento que esta do lado do passageiro, abaixo do porta-luvas.
Em dias de chuvas os vidros ficam embaçados devido a temperatura no interior do carro. O motor do ventilador é responsável por controlar a velocidade do ar que está fluindo pelo alojamento do aquecedor girando uma hélice do ventilador. Assim, dentro do compartimento a velocidade selecionada sai pelos dutos localizados interior do veículo.
Motor do ventilador do ar condicionado automotivo diminui o efeito de embaçar os vidros
Para diminuir o efeito de embasamento nos vidros dianteiros e traseiros é preciso que o ar estejam saindo pelos dutos de ar localizados próximo ao para-brisa do veiculo. Quem auxilia esse serviço é o motor e da hélice do ventilador.
O motor do ventilador vai funcionar apenas quando o interruptor da ignição estiver na posição de ligado e o botão do interruptor de controle de modo do aquecedor do ar condicionado automotivo estiver em qualquer posição que não seja o de desligado. Depois de montados é necessário realizar o balanceamento eletrônico para diagnosticar o seu nível de funcionamento.
Se tratando de seu funcionamento o circuito de alimentação da bateria no motor do ventilador do ar condicionado automotivo é protegido por um fusível no Centro de Distribuição de Energia. O circuito de controle do relé do motor do ventilador é protegido por um fusível no bloco de junção.
Em seu funcionamento o motor do ventilador recebe uma alimentação da bateria protegida por fusíveis através do relé do motor do ventilador sempre que o interruptor da ignição estiver na posição de ligado.
A condição da velocidade do motor do ventilador é controlada ajustando o caminho do aterramento através do interruptor de controle eficazmente o procedimento no modo do aquecedor, do interruptor do ventilador e do resistor do motor do ventilador.
Reparos o motor e a hélice do ventilador podem ser consertados?
Quando se trata de reparos o motor e a hélice do ventilador não podem ser consertados e, se estiverem defeituosos ou danificados, devem ser substituídos. O motor e a hélice do ventilador recebem manutenção individualmente.
Não é aconselhável a desmontagem do sistema e das hélices do motor, sem que seja efetuada por um serviço autorizado. para que todo o sistema não venha a ser comprometido devido a má instalação desses componentes.
As portinholas são aletas que abrem e fecham dependendo da pressão exercida pelo fluxo de ar para desembaçar vidros. Sua funcionalidade é direcionar o ar condicionado para os difusores do desembaçador e parte inferior direcionado para os pés do motorista e passageiro. Seu acionamento é realizado por meio de um botão, ela também permite ou não a passagem do ar externo para o interior do veículo.
As portinholas do ar condicionado automotivo
As portinholas do ar condicionado automotivo possui um sistema de conexão com o auto ajuste no mecanismo da caixa de distribuição da parte do ar condicionado responsável também pelo aquecimento, ventilação e principalmente a condicionamento de ar para veículo automotivo.
Veja o acionamento da portinhola nesse vídeo:
Podemos verificar no sistema de conexão das portinhola os seguintes componentes que é a portinhola de direcionamento do ar instalada dentro da caixa de ar condicionado onde sua borda direciona um eixo elástico cilíndrico.
O eixo elástico instalada dentro da caixa de ar condicionado sendo constituído com uma ponta troncocônica composta por uma série de clipes de mola e dessa forma sendo caracterizada por dividir os rasgos divergentes. No sistema ainda existe um componente que podemos chamar de sobremoldado de vedação que fica localizado diretamente sobre o eixo elástico.
A estrutura da parede da caixa de distribuição com um mancal de diâmetro localizado próximo do eixo da portinhola e um chanfro para facilidade da instalação do sistema de ar automotivo. A alavanca também faz parte desse sistema que serve para acionamento da portinhola onde possui um corpo cilíndrico com uma saia e uma nervura em cruz utilizada para travamento da alavanca com a portinhola.
Nesse componente podemos verificar ainda um manipulo para sua rotação o qual é em uma só peça com o corpo da alavanca. No seu interior o corpo da alavanca é oco e na posição montada as extremidades do eixo é elástico e da sua extremidade se ajustam dentro da parte oca da alavanca.
É possível adapta seu diâmetro ao mancal da caixa da parede da caixa sendo usado a pressão na direção radial percorrendo o eixo ajustado ao exato diâmetro do mancal corrente.
O que pode ocasionar possíveis danos as portinholas
As portinholas no ar condicionado do carro podem apresentar problemas no servomotor, peça responsável pelo funcionamento das portinholas. Nos cabos de aço que interligam o comando e a portinhola quando o comando é manual. Quando o servomotor exerce uma pressão além do normal sobre o eixo da portinhola esta peça pode ser quebrada e diminuir o efeito de desembaçar os vidros.
Outro fator importante que devemos levar em consideração quando se trata do funcionamento das portinholas no ar condicionado do veiculo e o seu uso prolongado na recirculação do ar condicionado do carro, ou seja, deixar a portinhola fechada para o ar externo.
Esse procedimento faz com que o ar do interior do veículo reduza sua qualidade muito rapidamente, especialmente se o carro estiver com mais passageiros. Nesse momento o ar fica deteriorado, ou seja, as concentrações de CO2 sobem, sem contar na carga biológica que podemos considerar como vírus, bactérias, fungos.
Um conselho que podemos verificar nesses momentos e para quem utiliza o ar condicionado do carro por muito tempo seria desligar o recirculador uma ou duas vezes por dia, visando uma renovação do ar do habitáculo do veículo, evitando o ressecamento das vias respiratórias devido à redução da umidade do ar condicionado automotivo.