Como limpar ar condicionado no calor higienização do ar condicionado automotivo e seus tipos de limpeza. A higienização no sistema de ar condicionado completo automotivo é de extrema importância para permitir o bom desempenho e evitar danos aos equipamentos. Quando o veiculo possui o ar condicionado instalado ele deve ser revisado periodicamente para que não ocorra problemas de aumento de consumo, por exemplo.
As desvantagens de não realizar a higienização do ar condicionado no veiculo são, além dos possíveis danos à saúde pela absorção de fungos, o alto preço para a realização da manutenção do sistema de refrigeração automotiva. Um ar condicionado danificado por sujeira implica desmontagem do painel, remoção dos filtros e da caixa de ar para um reparo geral.
Principais benefícios na realização da higienização do ar condicionado veicular:
- Previne a umidade dentro do sistema;
- A preservação das mangueiras e dos canos de circulação;
- Exposição a impurezas por longos períodos;
- Queima de compressores e componentes importantes;
- Evitar odores desagradáveis e eliminar os ácaros, fungos e bactérias;
- Eliminar as impurezas na serpentina do ar condicionado
Limpeza do ar condicionado do automóvel
Na realização da manutenção, existem dois tipos de procedimentos distintos: a limpeza flushing e a higienização.
Limpeza do sistema de ar condicionado do veiculo feita por flushing
A limpeza do sistema de ar condicionado feita por flushing se refere à limpeza completa do sistema e sua função é retirar óleo e contaminantes das paredes internas dos tubos e mangueiras dentro do sistema.
Ela é mais indicada para sistemas antigos onde o desempenho esperado não é observado, mesmo com a carga correta de fluido refrigerante a limpeza flushing também deve ser realizada antes da substituição de um componente, ou em situações mais graves, como quando ocorre a deterioração de equipamentos.
Durante o processo de funcionamento do ar condicionado, parte do óleo fica contida nas paredes internas das tubulações e em maiores quantidades em peças ou componentes como condensador, evaporador, filtro e compressor. Em algumas situações ou condições esse lubrificante pode contaminar-se, como por exemplo se for exposto à umidade e limalhas oriundas do desgaste interno do compressor.
Para que seja possível retirar totalmente este lubrificante contaminado é preciso um fluido, um solvente capaz de misturar-se e dissolver o óleo, deixando-o menos viscoso e com alta fluidez.
Nos sistemas com gás refrigerante do tipo R134a, que utilizam óleo PAG que é um fluido que se mistura muito bem com o próprio R134a, porém em temperatura ambiente ele passa para o estado gasoso. Também é recomendado utilizar o fluido R141b, que pode ser utilizado no estado líquido à temperatura ambiente, facilitando muito seu manuseio e a eficiência de limpeza.
Limpeza com Flushing manual
Na limpeza do flushing manual alguns procedimentos devem ser observados para diminuir a perda de carga durante a lavagem, pois quanto mais rápido passar o fluido de limpeza, mais arrasto este proporcionará.
Na limpeza com Flushing manual os filtros e compressores não estão relacionados, pois os filtros devem ser substituídos, tanto do acumulador como o do secador. O compressor deverá ser aberto para lavagem interna dos componentes e substituição das vedações do gás ou em alguns casos substituídos.
Higienização é a limpeza do ar condicionado automotivo
No caso da higienização é a limpeza do ar condicionado automotivo é feita na caixa e nos dutos de ventilação. Este procedimento não é semelhante aos da limpeza dos componentes externos através do uso de sprays nebulizadores, pois o uso desses sprays não caracteriza uma limpeza profunda e eficaz dentro do sistema.
Somente com a remoção e a abertura da caixa de ventilação, e também a remoção do painel, é possível efetuar uma limpeza adequada e mais completa no interior do sistema de ar condicionado do carro.
Higienização oxi-sanatização do ar condicionado automotivo
A Higienização oxi-sanatização tem seu procedimento na ativação controlada das moléculas de oxigênio do ar pelo qual se consegue um aumento notável na capacidade de reação deste elemento com a matéria orgânica prejudicial no ambiente.
A Oxi-sanitização utiliza para elimina totalmente odores desagradáveis o gás Ozônio, ele é encontrado na estratosfera onde forma uma superfície ou camada, semelhante a de um filtro, que protege os seres vivos dos raios solares que causam danos. Ele é utilizado no combate de bactérias desde o início do século passado.
É um tratamento usado em vários países onde foi comprovada sua eficácia no combate as bactérias super-resistentes, que os antibióticos não conseguem destruir. Sobre esse assunto fala o vídeo abaixo: