K2 Ar Condicionado Automotivo
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Meu ar condicionado parou não esfriava, Assim, fiz um orçamento na K2 do brás e identificaram o vazamento!
Fiz o serviço na oficina de Moema nesse mês e meu ar condicionado voltou a funcionar. Sou grata ao gerente que me atendeu. Fiz a carga de gás na loja da zona norte e o ar condicionado veículo voltou a esfriar como antes, obrigada.
Pedidos foram feitos na página de orçamento de serviço de conserto e instalação do ar do meu carro http://k2arcondicionado.com.br/contato-orcamento/
Boa noite, tenho um gol G5 1.0, qual o valor para instalação de todo o kit?
boa tarde, vocês tem o compressor do ar condicionado e as ventoinhas do omega 3.6 2005 segue numero original do compressor nº 92121345
K2 Ar condicionado Automotivo
Mensagem:
Olá, sou de Bom Jesus do Itabapoana, R/J, me chamo Flavio, tenho 50 anos e venho acompanhando com certa freqüência seus vídeos sobre manutenção automotiva no que se refere à refrigeração.
Mas vamos lá: Em 2014 adquiri um Audi A4 1.8T 2005, multitronic 6 marchas, Modelo B6 que é praticamente igual ao 2006 e 2007 B7 (com algumas mudanças estéticas no exterior e no motor, pois como sabemos a Audi costuma mudar o motor de cada serie que lança). Por exemplo, a minha é modelo limousine R4 com motor BFB, já a 2006 e 2007 apesar da maioria das peças servirem como o interior todo, suspensão e parte elétrica, o motor apesar de ser em linha e muito parecido, já não é. Acredito que o sistema de ar seja igual, como já pesquisei e tive a oportunidade de verificar um modelo 2006/07 B7 que era igual.
Mas o motivo da minha mensagem, é que deste que adquiri o carro meu ar condicionado tinha uma desempenho ótima e hoje na tem.
O que aconteceu: em uma viagem curta que fiz a mangueira de arrefecimento, perto da flange do motor, estava folgado e o carro teve um leve aquecimento, por falta de água. O ar estava ligado nesta viagem. Parei o carro e reparei que estava folgada. Levei à oficina mais próxima, pois estava no transito de uma cidade e tinha oficina próxima. O mecânico me informou que o modulo de acionamento das ventoinhas tinha estragado. Após três dias parado reparei o modulo trocando o mesmo e o conjunto de ventoinhas. Problema resolvido.
A partir daí que a minha via crucis começou. No dia que troquei o módulo, o técnico de refrigeração da oficina, colocou manifold no meu sistema e disse que precisava completar a carga. Tudo bem mandei fazer. Três meses depois estava sem ar. Fui à oficina e ele disse que meu compressor pifou. Disse a ele que meu ar sempre esteve bom e que após a carga que fez passou a dar problema. Ele disse que tinha que trocar a caneta (válvula) da linha do ar a alta ou baixa (eu não sei) e dar nova carga. Ok! Mandei fazer e novamente ficou bom e três meses depois (claro +/- esse tempo) pifou de novo. Agora ele disse que minha válvula torre estava ruim. Mandei trocar. Novamente a mesma coisa, ficou bom e depois ruim, após o tempo de três meses mais ou menos (sempre monitorando esse tempo). Após isso já estava bastante aborrecido, pois estava claro que o técnico estava indo por eliminação de problemas e não tinha conhecimento da estrutura de funcionamento do ar do meu carro, pois passei a estudar o sistema e constatei isso.
Bom depois de reclamar novamente sobre o problema e ver que nada solucionava a questão e sabendo que meu ar funcionava bem e que também comprei meu carro e rodei mais de 10.000 km com ele e nunca tive problema, O técnico após uma vistoria minuciosa, me disse que devido o carro ter levado um pequeno aquecimento o ar tinha danificado o compressor. Ai disse a ele que isso não era possível, visto que o sistema tem válvula de segurança que desliga o ar próximo a qualquer aquecimento para proteger de alta pressão e não danificar o compressor e demais itens. Ele insistiu e disse que somente comprando outro compressor que resolveria meu problema, pois o meu compressor não abria e era de sistema de válvula torre, mais moderno, e não acoplava igual aos outros modelos, tocava direto.
Comprei novo compressor após alguns meses. Tirei o gás, ar desligado sem pressão. Instalei o novo compressor original (seminovo) aparência de zero, lubrificado e tudo, perfeito. Coloquei no carro e gelou muito bem. Diante de tudo isso, me perguntei? Era mesmo o compressor? Será que o aquecimento danificou o outro? Não sei, o que sei é que funcionou, mas o problema não para ai. Com o tempo notei que a desempenho caia. Decidi não mexer mais e fazer várias anotações e estudar sobre o problema. Adquiri um pequeno curso do SENAI SC São Jose (pequena apostila), pois decidi que iria estudar tudo sobre ar condicionado, pois nunca tive problema algum com ar condicionado, nunca precisei fazer nenhuma carga de gás em nenhum carro. Não sei se fui sortudo esse tempo todo, só sei que estou passando por esse problema e ninguém soluciona. Na minha região o que se tem é conhecimento básico sobre o mesmo, mas quando o problema é difícil, só Jesus. É visível a falta de estrutura e conhecimento no setor. Um fala uma coisa e outra contradiz e tal. Decidi que ninguém mais colocaria mão no carro, após uma analise de estudo minuciosa do problema, que aqui irei relatar com detalhes.
O problema:
Espero ser de grande valia o que irei relatar, pois acredito que ira ajudar.
Bom, já venho há dois anos com problema no ar.
O que acontece é o seguinte:
1 ponto: após a troca do compressor e tudo que relatei anteriormente, notei que ao circular no centro da cidade, com o ar funcionando perfeito, com as ventoinhas funcionando e compressor armado, com temperatura externa medida pelo sensor em algo acima de 32 graus, às vezes menos um pouco, mas sempre acima de 34 a 39 graus, com temperatura normal do motor na casa dos 90 graus que é padrão deste carro, o ar cai drasticamente à temperatura, mas noto que o compressor continua em funcionamento e as ventoinhas também.
2 ponto: ao pegar estrada logo em seguida, claro com vento frontal, noto uma ligeira melhora, mas se o tempo estiver abafado demais, continua sem resfriar.
3 ponto: não acredito que seja o calor do motor, pois noto também que ao parar o carro na sombra, ele em funcionamento, nesta situação que estou relatando, sinto uma ligeira melhora. O ar começa a resfriar, mas não tanto.
4 ponto: ao cair da tarde, quando a temperatura do painel (do PC de bordo) marca algo em torno de 25 graus a 30 graus, o ar começa a resfriar e não acontece o problema. A noite resfria agradável, não muito gelado, mais a temperatura ambiente fica boa, sinto o resfriar na saída das aletas frontais.
5 ponto: de manha, não há o problema, o tempo esta fresco, ligo carro, logo em seguida ligo o ar, o compressor aciona, as ventoinhas, tanto a grande, como a pequena, funciona normal e o ar gradualmente resfria. Mas á medida que passa das 10 horas do dia até ao cair da tarde, rodando na cidade não se tem qualidade de resfrio. Sopra vento forte com leve brisa, mas tem que se abaixar a janela, pois não resfria. Se deixar o carro no sol e logo em seguida entrar, fazer o procedimento de deixar meia janela, acionar o ventilador e deixar o calor sair e logo em seguida ligar o ar, este não resfria o veiculo, mas basta para em uma sombra, que é nítido que começa a resfriar.
6 ponto: quando acontece o problema, faço o teste da borrifada de água na condensadora, e à medida que vou borrifando a pressão começa a baixar, pois quando acontece isso a pressão esta muito alta e jogado água na condensadora o cano de refrigeração começa a suar gelado e dentro do carro começa a esfriar muito rápido
7 ponto: carro de vampiro, não pode pegar sol que dá problema. Rsss.
Bom, ai começa o martírio. Idas e vindas em varias oficinas de ar condicionado, cada um falando uma coisa. Ninguém soluciona o problema. Ninguém conhece o sistema deste carro, pois descobri que ele não tem filtro secador, mais sim acumulador (lado do passageiro abaixo do farol), o compressor é do tipo embreagem, tem válvula torre e válvula tipo caneta na linha de alta ou baixa e tem um sensor termostato na lateral do condensador, do lado do motorista, itens que não troquei e que reconheço que deveria, pois troquei o compressor. A única coisa que troquei, foi a válvula tipo caneta, que é procedimento até fácil. Ainda não verifiquei o sensor de temperatura se ele esta sujo e colocado direito, mas acredito estar normal, pois marca a temperatura correto, mas pode estar dando valores errados quem sabe. O termostato do condensador também pode estar em mau funcionamento, o filtro acumulador pode estar entupido e até mesmo minha condensadora. Troquei a válvula torre e testei durante uns 4 meses e nada o sintoma é o mesmo.
Estou procurando informações sobre o ocorrido, uns falam que o técnico (primeiro) colocou excesso de gás e estourou o retentor do antigo compressor, outros dizem que foi coincidência. Outros queriam que enviasse o compressor para reparo e outros diziam que não tinha conserto, somente a troca do mesmo.
Bom, decidi estudar mais sobre o assunto e chequei a comprar o selante de metal e borracha e administrei dentro do meu sistema (com o compressor antigo) e completei com nova carga apos fazer vácuo e limpeza, pois o referido técnico que disse que abria e trocava o selo não foi capaz de abrir, estava mais perdido que cego em tiroteio. Bom, o ar armou e acoplou como de costume, gelou bem, mas logo apos alguns minutos parou de gelar, mas o compressor continuou armado, pois como esse compressor é variável (toca direto) ele arma, só não acopla mais.
Bom, notei que apos desligar o carro e deixar alguns minutos o carro desligado e religando apos, o ar arma e acopla e gela, depois novamente para de gelar.
Bom, após tudo isso como relatei anteriormente, eu troquei o compressor e o problema agora é este: Ele resfria pouco, somente nos dias frescos, sem sol forte, na sombra melhora o ar, em viagens a tarde se tem o ar em funcionamento bom, não muito gelado, em viagem com sol forte com temperatura externa na casa dos 30 a 39 graus, somente vento fresco. Viagem a noite se tem ar bom e no inverno gela bem.
O técnico disse pra trocar o compressor que acabaria o problema. Troquei e continua a mesma coisa, antes não tivesse comprado.
O técnico está perdido e jogou a toalha, pois agora diz que o problema é outro. É sempre assim, puro desconhecimento e técnico que vai por eliminação de problemas e joga sempre a culpa no compressor, sabendo que o sistema é complexo e que em alguns carros o sistema tem a mesma teoria e principio de funcionamento, mas que em alguns carros o sistema é diferente, como nos carros da Audi e VW (tipo pólo) e que precisam estudar e não fazem. É só dizer que não conhece o funcionamento da refrigeração da Audi e pronto, é mais bonito mostrar que não conhece.
Diante de todo esse martírio, estudo sobre isso, vejo vídeos, inclusive os seus e as coisa vão clareando e vou entendendo sobre ar. Olha conheço um pouco sobre mecânica automotiva, tenho e faço manutenções em alguns carros deste dos 15 anos com meu pai, resolvo tudo que posso nos meus anos de aprendizagem, e estou aprendendo sobre ar.
Vejo o desconhecimento como uma forma de aprendizado, a falta de profissional que nem sabe a pressão correta que coloca no carro, a quant. de óleo no sistema, tombar botijão para o gás entrar melhor e não dar vácuo corretamente é incrível.
Bom, meu compressor tem na etiqueta dele um símbolo amarelo redondo inscrito 03S, nada mais, não tenho como lhe informar se é denso ou zexel ou sanden ou outro marca, só saberei informar que tem uma válvula que solta com grampo externo e tem posição de três parafusos de fixação (um atrás e dois na frente) e tem polia 6pk. O sistema trabalha com filtro acumulador e com tubo de orifício calibrado, não tem filtro secador e nem válvula de expansão, ele tem um transdutor de pressão de três pinos 12 v com retorno com pulsos PWM para o modulo de injeção, ele possui um sensor para medir a temperatura do evaporador e informar para o climatronic do ar do carro. Este sensor pode estar oxidado? Enviando valores malucos de resistência para o modulo climatronic, e por vez inibindo valores PWM para o compressor fazendo funcionar irregular? Sei que usa óleo PAG e gás R134a. A minha válvula torre pode estar ruim?
A pergunta? Porque o antigo que retirei não acoplava, porque vazou no selo apos colocar pelo técnico mais pressão, porque acoplava antes e durava o ar três meses, será que minha válvula torre é que estava causando esse transtorno. O que ocorre? Hoje com novo compressor acopla normal, mas tem essas questões que relarei anteriormente. Já troquei válvula torre e não ajudou em nada.
Bom, as ventoinhas estão perfeitas. Noto que quando ligo o ar elas as duas acionam e não desligam, tocam direto, só desliga se desligar o ar.
O meu Audi tem duas ventoinhas uma grande e uma menor controlada por modulo no centro. Funciona normal, quando chega a 90 graus aciona, quando ligo o ar aciona as duas perfeitamente. Funcionamento de ventoinha não é.
Obs.: não olhei fusível e nem rele, porque acho que não precisa, pois o ar arma e sob o giro, o painel interno (digital bizone) esta tudo ok. chega 12 v no compressor.
Na ultima vez que medi a pressão ela no dia quente mostrava no manômetro muito alta e o ar não gelava, mesmo com as ventoinhas funcionando a todo vapor. Daí quando ia borrifando água na condensadora, a pressão ia baixando, pois acredito que o compressor armava internamente e começava a gelar dentro do habitáculo e o cano de pressão suava frio. E um problema que esta acabando comigo, penso em vender o carro, só irei fazer mais uma tentativa, que é trocar o filtro acumulador e o sensor termostato, dar um bom vácuo, completar com 500 gramas de gás, que é o que a etiqueta do capô manda e ver o que vai dar.
Obs. Qual manifold (marca) recomenda? Posso comprar qualquer um importado via ebay, pois são mais baratos, tem um melhor no ramo recomendado pelos técnicos? Já comprei um termômetro digital e scanner especifico para a Audi, pois se que lê o climatronic do carro e espero quem sabe aparecer um problema. Chegando irei testar.
Bom, acho que estou chegando lá, aprendendo muito para um dono de veiculo que não é técnico, mas que diante de falta de conhecimento na minha cidade e região próxima e ainda com muito espertalhão que só sabe lhe dizer é falta de gás e compressor ruim, decidi ir a fundo nessa questão e quem sabe fazer um curso intensivo nessa área, pois vejo que fornecem esse curso.
Solicito ajuda se possível, para esse problema, que acredito que a sua empresa saberá resolver e me passar à diretriz da solução, pois não escreveria se o problema fosse simples.
Flavio s. quintal, empresário do Ramo de informática e amante de carros e Mecânica
Oi bom dia ,aqui gostaria de saber se tem como instalar ar condicionado ,vidro e direção , na saveiro quadrada 97 e quanto custa e se fica bacana deste ja obg..
Boa noite ,Vcs tem o compressor do ar condicionado do Spacefox 2006 e fazem instalação?
Boa tarde, gostaria de instalar ar condicionado no meu Palio 4 porta. Quanto fica esse serviço é parcela em quantas vezes. Meu telefone 97026-8706