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13
jan

Verificação de Vazamento No Sistema de Ar Condicionado Contraste

Verificação de Vazamento No Sistema de Ar Condicionado Contraste

Verificação de Vazamento No Sistema de Ar Condicionado Contraste

29
dez

FUNCIONAMENTO E DICAS DO AQUECEDOR NO AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO

Todos os veículos que estão equipados com um conjunto de alojamento do sistema de aquecedor do ar condicionado no carro combinam as capacidades de refrigeração, aquecimento e ventilação em um único alojamento da unidade montado embaixo do painel de instrumentos. Em sistemas que possuem aquecedor instalado de fábrica, a bobina do evaporador e a porta de recirculação do ar são excluídas do alojamento.

O ar condicionado automotivo na parte externa do automóvel entra no interior do veículo através da abertura superior, na base do pára-brisa, e passa pela câmara de vazão do ar do plenum até o alojamento do ventilador do sistema do aquecedor no ar condicionado no veiculo. A velocidade externa do fluxo de ar pode ser ajustada com o interruptor do acionamento e de seleção de velocidade do motor do ventilador localizado no painel de controle do aquecedor do ar condicionado automotivo. É aconselhável manter as aberturas da entrada de ar externo isentas de qualquer tipo de obstruções como folhas e outros, para que o sistema do aquecedor no carro receba um volume suficiente de ar externo para seu funcionamento normal.

aquecedor do ar condicionado do veiculo

É importante ainda para o seu bom funcionamento também manter as aberturas da entrada de ar livres de resíduos e partículas pequenas que são do tamanho suficiente para passar pela tela do plenum do curvão, e podem se acumular dentro do alojamento do aquecedor do veiculo.

Esse ambiente que é escuro e também úmido, além de quente e fechado é ideal para o crescimento de bolor, mofo e outros fungos. Qualquer acúmulo de substância de plantas em decomposição proporciona uma fonte adicional de alimento para os germes fungosos que penetram no alojamento com o ar fresco.

O excesso de resíduos, assim como os odores desagradáveis criados pelas substâncias de plantas em decomposição e o crescimento de fungos podem ser descarregados para dentro do compartimento de passageiros durante a operação do sistema do aquecedor do veiculo.

sistema-aquecedor-ar-condicionado-carro

Funcionamento do aquecedor do ar condicionado do carro

O aquecedor e o ar condicionado do carro são sistemas do tipo mistura de ar. Em um sistema de mistura de ar, há uma porta de mistura de ar que controla a quantidade de ar não condicionado ou ar resfriado do evaporador em modelos com ar condicionado que pode fluir através ou ao redor do núcleo do aquecedor. Há um botão de controle de temperatura no painel de controle do aquecedor do ar automotivo que determina a temperatura do ar de descarga movendo um cabo que opera a porta de mistura de ar. Isso permite um controle manual quase imediato da temperatura do ar de saída do sistema.

O botão de controle de modo localizado no painel de controle do aquecedor automotivo é usado para direcionar o ar condicionado para as saídas selecionadas do sistema. Ambos os interruptores de controle de modo usam o vácuo do motor para controlar as portas de modo, que são operadas pelos motores atuadores a vácuo.

aquecedor-painel-ar-condicionado-no-carro

Em veículos com ar condicionado instalado, a entrada de ar externo pode ser fechada selecionando o modo de recirculação (Max- A/C) com o botão de controle de modo. Isso operará uma porta de recirculação de ar atuada a vácuo que impede a entrada de ar fresco externo e recircula o ar que já está dentro do veículo. O ar condicionado que é opcional para todos os modelos foi projetado para o uso de líquido refrigerante R-134a. O sistema de ar condicionado automotivo possui um evaporador para resfriar e desumidificar o ar de entrada antes de misturá-lo com o ar aquecido.

O sistema de ar condicionado veicular com aquecedor usa um tubo de orifício fixo na linha de líquido, entre o condensador e a bobina do evaporador, para medir o fluxo do líquido refrigerante à bobina do evaporador. Para manter a temperatura mínima do evaporador e evitar que fique congelado, no acumulador há um interruptor de ajuste da pressão fixa que gira o acoplador do compressor.

29
dez

DIAGNÓSTICO RESTRIÇÃO NO SISTEMA DE ALTA DO AR CONDICIONADO DO VEÍCULO

Restrição no sistema de alta do ar condicionado do carro pode trazer um defeito muito comum observado no ar condicionado do carro, principalmente para aqueles motoristas que não usam regularmente o sistema e observam, muitas vezes, o aparecimento de gelo em alguns componentes, além da diminuição da refrigeração do ar condicionado.

Os sintomas podem variar de pressões de baixa e alta ocasionando sintomas de deficiência na refrigeração até a baixa pressão

Tubos de alta pressão resfriamento com sinais de transpiração ou formação de ar condensado ou gelo, logo após onde há o entupimento; Pode ocasionar a saída do ar dos difusores levemente frio mesmo na maior potencia.

A causa provável ocasionada pela restrição no sistema de alta do ar condicionado do veículo

O acúmulo de resíduos causando obstrução entre a saída do compressor e a entrada do evaporador mais precisamente no lado de alta pressão.

diagnostico no ar condicionado automotivo

Este é um diagnóstico que pode ser identificada a causa ou falha pelo uso dos manômetros no ar condicionado automotivo.

O Diagnóstico para a restrição no sistema de alta

Manter pouco ou nenhum fluído refrigerante no lado de baixa pressão do compressor e observar o filtro secador para identificar sua saturação ou se não esta filtrando.

Solução para a falha da restrição no sistema de alta do ar condicionado do automóvel.

Recolher e reciclar o fluido refrigerante permanecido no sistema, esse procedimento pode ser realizado pelo equipamento de recicladora do ar condicionado do veículo.

É necessário realizar o serviço de limpeza do ar condicionado do carro e também retirar o vácuo do sistema além de trocar o filtro secador que pode estar saturado e com isso não filtra da maneira correta.

O segundo procedimento é Reabastecer o sistema com a quantidade de óleo adequada e recarregar o sistema com fluido refrigerante adequado.Além disso é importante também não esquecer de realizar os testes de rendimento e de diagnóstico final.

27
dez

COMO CUIDAR E PRESERVAR O AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO

A maioria dos carros das grandes cidades hoje em dia já vem com o ar condicionado automotivo de fábrica e o sistema de ar condicionado, assim como qualquer outro componente veicular, precisa de cuidados básicos para oferecer sempre um bom funcionamento. Veja as dicas abaixo recomendadas pelos técnicos e prolongue a vida útil do ar condicionado de seu veículo.

Primeiramente, antes de ligar o ar condicionado do seu carro, ligue primeiro o motor. Após aproximadamente 25 segundos, ligue o ar condicionado. e também quando for desligar o carro, desligue primeiro o ar condicionado para depois desligar o motor.

Outra dica importante é não ligar o ar condicionado do seu carro é com o motor em alta rotação, porque causa desgaste desnecessários de seus componentes.

Outra recomendação é fazer a troca do filtro anti-polén ar condicionado automotivo no máximo a cada seis meses. Porém, caso você observe que o ar condicionado do seu veículo demore mais tempo que o normal para resfriar, e ainda ter a sensação de perda de potência, ou mau cheiro durante sua utilização, estes sinais podem ser indícios da necessidade de trocar o filtro ou outro tipo de manutenção.

Usar o ar condicionado do carro com as janelas fechadas trás maiores benefícios, pois há menos atrito com o ar, exigindo menos do motor e do próprio ar condicionado automotivo.

Com a temperatura alta dentro do carro, é recomendável primeiro abrir as portas e deixar o ventilador na potência máxima por alguns segundos. Fazendo esse procedimento vai proporcionar um melhor desempenho.

Durante o inverno ou dias chuvosos, ou ainda nos períodos em que o sistema de ar condicionado veícular não é muito utilizado. Recomenda-se ligar o ar condicionado pelo menos duas vez por semana, por um período de no minimo dez minutos. Esse procedimento faz com que o aparelho evite de ficar parado por longos períodos de tempo, garantindo a sua circulação do gás e do óleo de lubrificação do compressor.

Dicas e cuidados para manter sempre bem o ar condicionado do seu carro:

  • Para evitar problemas ao sistema e prolongar a sua vida útil, siga as seguintes instruções:Evitar ligar e desligar o motor com o ar condicionado acionado, isso pode ocasionar danos ao compressor, e conseqüente diminuição na vida útil;
  • Quando for ligar o ar condicionado do carro pela primeira vez no dia, fazer com que o motor esteja em baixa rotação, evitando assim trancos ao compressor que está com o óleo não completamente distribuído;
  • Evite jogar jatos fortes de água ao condensador para que não ocorra danos em suas aletas;
  • Ligue o ar condicionado do seu carro por alguns minutos mensalmente mesmo se não for utilizá-lo, isso garante uma melhor lubrificação e funcionamento adequado do sistema;
  • Em caso de diminuição de rendimento, verifique o quanto antes a causa do defeito. O prolongamento de umidade interiormente ao sistema do ar condicionado poderá danificar os seus componentes;
  • Em caso de vazamento ou perda de gás refrigerante, não basta recarrega-lo, é necessário saber a causa do vazamento e corrigi-la. Não se pode esquecer de repor a quantidade de óleo perdida no vazamento.
27
dez

OXI-SANITIZAÇÃO CONHEÇA SOBRE OS BENEFÍCIOS

A higienização por oxi-sanitização do ar condicionado automotivo tem como principio a ativação controlada das moléculas de oxigênio do ar onde se consegue um crescimento notável na capacidade de reação deste elemento com a matéria orgânica contaminante. Realizando a higienização do ar condicionado automotivo, melhorando consideravelmente a qualidade interna do ar e prevenindo doenças respiratórias.

Com a pressa e agitação constante em nossos dias, manter um carro limpo e sem odores não é uma tarefa fácil e mesmo assim ainda não é o suficiente para garantir um ambiente saudável no interior do veículo. É preciso ter atenção com a qualidade do ar respirado durante todas as horas do dia que passamos dentro do carro.

Com o veículo fechado, muitas vezes com o ar condicionado automotivo ligado, o ar que alimenta diferentes áreas do veículo pode se transformar em um difusor de vírus, bactérias e fungos que se desenvolvem e se multiplicam, espalhando-se pelo sistema de ar e pelo ambiente Além disso, a umidade, restos de resíduos, alimentos e a poluição externa contribuem para a proliferação mais rápida destes microrganismos. Entre bactérias e fungos que provocam doenças alérgicas e respiratórias como rinite, asma e pneumonia, além de microrganismos que provocam resfriados, faringites, bronquites, pneumonias ou reações asmáticas.

A higienização por Oxi-Sanitização, além dos já comprovados benefícios para a saúde dos ocupantes do veículo, ela é eficiente para diminuir completamente odores indesejados como de cigarro, alimentos e umidade.Enquanto alguns produtos com aromas perfumados para carros apenas substituem o mau cheiro por alguma essência, a Oxi-Sanitização eficazmente limpa o ar não deixando nenhum cheiro, proporcionando sensação de ar puro.

A higienização por oxi-sanitização é um produto que não possui outros similares no mercado, sendo este processo de purificação e desodorização de ar. totalmente exclusivo e também é um produto que foi testado e aprovado sendo um processo 100% ecológico, diferente de outros tipos de limpeza, pois não utiliza nenhum produto químico.

A oxi-sanitização do ar condicionado automotivo utiliza gás Ozônio onde se elimina totalmente odores desagradáveis. O gás ozônio é um gás natural, que se encontra na estratosfera, ele forma uma superfície ou camada, semelhante a de um filtro, que protege os seres vivos dos raios solares que causam danos. Além disso o ozônio é utilizado para mata bactérias desde o início do século passado. É um tratamento usado em vários países onde foi comprovada sua eficácia no combate as bactérias super-resistentes, que os antibióticos não conseguem destruir. Sobre esse assunto fala o vídeo abaixo:

O ozônio substitui o uso de produtos químicos. O gerador de Ozônio que utilizamos, produz o gás Ozônio concentrado, utilizando o oxigênio do ar ambiente, através de descargas elétricas em sua célula interna. No ar ambiente, o ozônio elimina cheiros ruins e sanitiza o ambiente, pois, oxida bactérias, fungos, vírus, germes, ácaros e outros microorganismos. Ele remove cheiro de cigarros, mofo, comidas, bebidas, animais, vômitos, etc.

A utilização do ozônio no ar, previne a ocorrência de doenças respiratórias. É importante para pessoas que têm rinites alérgicas.O gerador de ozônio que utilizamos sanitiza o ambiente dos automóveis e de seu sistema de ar condicionado, pois é aplicado com o ar ligado e recirculando internamente.

27
dez

DA ONDE VEM OS RUÍDOS ANORMAIS NO SISTEMA DE AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO

O sistema de ar condicionado automotivo é constituído de componentes que realizam basicamente um diferencial de pressão, entre as linhas de sucção e descarga, fazendo com que haja movimentação dos fluidos como óleo e gás dentro do sistema, que segue até o condensador, componente de expansão e evaporador, em ciclo fechado.

Todo ruído gerado no sistema são amplificados e seguem pelas tubulações para o interior do habitáculo. Os ruído podem ter várias origens e sendo constante os erros de diagnostico, considerando-se o compressor como único causador da falha.
Um equipamento muito utilizado para identificar a localização dos ruídos no interior do veículo é o estetoscópio automotivo, um aparelho que fica preso ao ouvido de um mecânico, como se fosse um médico examinando um paciente, e na outra extremidade do aparelho vai sendo direcionada e colocada em vários locais do automóvel, até detectar o local de origem do barulho.
Abaixo alguns componentes do sistema do ar condicionado automotivo e suas causas prováveis de ruídos:

Compressor:

  • Batida ou raspada no compressor devido irregularidades do solo;
  • Superaquecimento;
  • Componentes danificados;
  • Corrosão interna (umidade).
Embreagem magnética:
  • Polia solta;
  • Rolamento desgastado ou danificado;
  • Cubo, rotor ou placa com desgaste por atrito, tempo de usoou superaquecimento.
Polia do motor:
  • Polia solta;
  • Desalinhada.
Polia tensora:
  • Montagem incorreta;
  • Rolamento desgastado ou danificado.

Motor do eletroventilador:

  • Desbalanceado;
  • Interferência com a carcaça;
  • Montagem inadequada (solto);
  • Carcaça quebrada.
Caixa de ventilação/ ar condicionado:
    • Quebra de algum componente interno ou externo;
  • Damper solto;
  • Sujeira solta no interior da caixa de ar (folhas, galhos, pedras, porcas, parafusos…).
Condensador:
    • Interferência com a carroceria;
  • Pontos de fixação quebrados.
Suporte do compressor:
    • Empenado ou quebrado;
  • Montagem com os parafusos soltos ou mal apertados.
Tubulações e mangueiras:
    • Suporte e presilhas inadequadamente apertadas ou montadas;
  • Interferência com a carroceria ou agregados.

Em serviços de diagnósticos
do funcionamento no sistema
de ar condicionado automotivo,
os principais itens a serem
checados são:

  • Compressor;
  • Embreagem magnética;
  • Eletroventilador;
  • Caixa de ar;
  • Condensador;
  • Tubos e mangueiras;
  • Suportes.
Para um diagnóstico completo e eficaz no sistema de ar condicionado automotivo, são necessários alguns equipamentos de uso profissional e técnicos especializados para utilizar as ferramentas de identificação do problema que esta originando o ruído, em muitos casos o prolongamento e a continuação do problema que ocasiona o ruído no sistema de ar condicionado pode levar a uma dano irreparável na peça resultando em sua substituição.
27
dez

DEVEMOS DEIXAR A RECIRCULAÇÃO DO AR CONDICIONADO LIGADA OU DESLIGADA?

Em determinadas condições e locais de uso, é interessante impedir a entrada do ar externo, onde devemos apenas trabalhar com o ar já existente na cabine, usando o recirculador do ar condicionado automotivo.

O Recírculo é um dispositivo bastante simples, constituído, basicamente por uma portinhola disposta na entrada de ar do painel e, é acionada por um botão no painel de controle de ar. A função desta portinhola é permitir ou não a passagem do ar que vem de fora do veículo, para o interior do veículo.

Se não fosse o recirculador do ar condicionado automotivo, nós teríamos dificuldades extremas em nos manter por muito tempo atrás de um caminhão, ou mesmo em engarrafamentos em túneis, ou mesmo andarmos em estradas de terra batida (não asfaltadas), pois a impureza do ar externo estaria sendo direcionada para o interior da cabine. E, desta forma, o indicado é para que sempre andemos com o recirculador do ar condicionado automotivo ligado, ou seja, com a portinhola fechada, impedindo a entrada do ar externo para o interior do habitáculo.

Outro objetivo e importância para andarmos com o recirculador do ar condicionado automotivo ligado, além de impedir a entrada de poeira e fumaça proveniente de locais mais poluídos, é que o Ar Condicionado estará trabalhando apenas com o ar interno do habitáculo, favorecendo assim, o rendimento térmico do Sistema.
Mas, recomenda-se também, desligar o Recirculador de Ar por alguns segundos, uma a duas vezes durante o seu uso contínuo, para que o ar seja renovado no interior do habitáculo, evitando assim, o ressecamento das vias respiratórias devido à redução da umidade no ar.

 

27
dez

O AR CONDICIONADO DIMINUI O STRESS E AUMENTA SEU NÍVEL DE ALERTA NO TRÂNSITO

O sistema de ar condicionado automotivo, antes tratado como um mero opcional, presente apenas em automóveis de luxo, tem se tornado item obrigatório não somente em veículos leves de passeio como também em veículos pesados de carga.

Não somente o conforto é otimizado, mas também a segurança do ocupante. Isso pode ser explicado pelo fato de que os vidros são mantidos fechados, minimizando a ação de ladrões e minimizando também o estresse térmico do motorista, aumentando consequentemente seu nível de alerta no trânsito.
O estresse térmico como “o resultado de condições microclimáticas desfavoráveis que requerem a intervenção do sistema termoregulador”. É citado ainda que, o estresse térmico pode levar à morte, se a exposição à um ambiente quente for excessiva. O automóvel tem passado de mero meio de transporte, para uma extensão do lar das pessoas, uma vez que é comum um indivíduo passar mais de 2 horas diárias dentro de um automóvel, nas grandes cidades. Por esse motivo, tem havido um crescente esforço no sentido de atender aos requisitos de conforto dos ocupantes.
Um situação muito frequente nessa época é se você deixou seu carro estacionado ao ar livre debaixo de um sol de 40°. Fica quase impossível de entrar no veículo, não é verdade? Sem contar que quem vive nas grandes cidades não tem alternativa a não ser andar com os vidros fechados. No verão, as altas temperaturas aumentam o calor no interior dos automóveis e o resultado não são apenas desconfortos momentâneos. Se não forem tomados sérios cuidados, transitar de carro pela cidade em dias quentes pode ser um grande risco à saúde.
O calor aumenta o nível de stress das pessoas, então mantenha a calma, respire fundo e tenha cautela no trânsito e em tempos secos e de calor elevado o cuidado com sua saúde e bem estar devem ser observados e levados em consideração para evitar dores de cabeça futuras.
27
dez

VOCÊ SABE PARA QUE SERVE O ÓLEO NO SISTEMA DE AR CONDICIONADO DO SEU CARRO?

Todo sistema de ar condicionado automotivo precisa também de óleo lubrificante circulando juntamente com o fluído refrigerante. Você sabia disso?

Mas não é um óleo comum como se pensa no primeiro instante. É até errado chamar este lubrificante de óleo. Este lubrificante possui características tão especiais que o fazem único. Ele possui baixíssima viscosidade, o que o faz perfeito, capaz de lubrificar perfeitamente todo o sistema de ar condicionado, por onde se passa o fluído refrigerante. Este óleo tem uma propriedade única e superinteressante, capaz de associar-se ao fluído refrigerante e, sem reagir quimicamente com ele, permitindo realmente a circulação por todo o sistema eficientemente. Outro fato é que este óleo, mesmo em baixas temperaturas, não congela de jeito nenhum. E mais, sua composição química evita qualquer tipo de reação química com os anéis de vedação de borracha. Este lubrificante forma perfeitamente uma película protetora por todo o caminho percorrido, em mangueiras e dutos internos de alumínio, protegendo contra oxidação e, consequentemente furos que venham a provocar vazamentos.

Mas a principal função, além do benefício que causa em todo sistema, lubrificando-o e evitando a corrosão e a oxidação, protege o compressor de ar condicionado, único componente do sistema que é dotado de peças móveis, internamente composto por pistões e válvulas que comprimem o fluído refrigerante, em alta pressão e temperatura. Esses componentes do compressor de ar condicionado automotivo, para evitar desgastes, precisam literalmente de lubrificação, e é ai que entra a principal função deste lubrificante.

O lubrificante indicado para o sistema que adota o fluído refrigerante R134a é o de base sintética, enquanto que, nos sistemas antigos que adotavam o fluído R12 eram de base mineral. Devido às propriedades distintas destes dois tipos de lubrificantes, não podem em hipótese alguma ser misturados ou mesmo terem suas aplicações invertidas, sob a pena de danos irreparáveis ao compressor e a todo o sistema de ar condicionado do veiculo.

27
dez

O FATO DO AR CONDICIONADO NÃO ESTAR GELANDO COMO SE DEVE PODE ESTAR LIGADO AO FILTRO DE CABINE

A perda de eficiência do ar condicionado de um veículo, nem sempre está relacionada a um vazamento de fluído refrigerante no sistema. Este problema que você percebe no ar condicionado de seu veículo (o ar não está chegando a uma temperatura ideal), pode estar sim, relacionado a um item que muitos desconhecem e até esquecem: O Filtro Anti-Pólen.

Boa parte dos veículos produzidos no Brasil já sai de fábrica com um elemento filtrante, localizado atrás do painel de instrumentos, na caixa de ar e, funcionando como uma barreira é responsável por reter partículas de poeira, impedindo que cheguem ao habitáculo do veículo. Fabricado em fibra especial de poliéster, ele retém partículas menores que um grão de poeira, como o Pólen, o maior causador de alergias. Muitos Filtros de Cabine possuem até tratamento químico que ajudam a inibir odores.

Assim como qualquer filtro, o Filtro de Cabine, como é conhecido popularmente, ou Filtro Anti-Pólen, tem prazo de validade para sua substituição. Quando este prazo é ultrapassado, o mesmo fica saturado de impurezas, comprometendo assim o fluxo de ar para o habitáculo. Ou seja, a eficiência no resfriar fica totalmente comprometida. Desta forma, o fluxo de ar é restringido, diminuindo consideravelmente a eficiência do Ar Condicionado do veículo.

Além deste problema, essas partículas que ficam retidas no filtro, podem prejudicar a sua saúde também, provocar odores, entre outros problemas.

Desta forma, para garantir o bom funcionamento do ar condicionado, a qualidade do ar que vai para o habitáculo, evitar o mau cheiro, melhorar o fluxo de ar que sai pelas aletas de ventilação e, eliminar impurezas causadoras de alergias, é necessária a substituição do filtro anti-pólen, conforme indicação dos fabricantes, de 04 em 04 meses ou, a cada 30.000 km rodados.