Barulho no ar condicionado automotivo

Barulho no ar condicionado automotivo pode ser defeitos graves como compressor sem fluido. O  sistema de ar condicionado automotivo é constituído de componentes que realizam basicamente um diferencial de pressão. Entre as linhas de sucção e descarga, fazendo com que haja movimentação dos fluidos como óleo e gás. Dentro do sistema que segue até o condensador, componente de expansão e evaporador em ciclo fechado.

Todo ruído gerado no sistema são amplificados e seguem pelas tubulações para o interior do habitáculo.
Os ruído podem ter várias origens e sendo constante os erros de diagnostico. Considerando-se o compressor como único causador da falha.

Barulho no ar condicionado automotivo equipamento

Um equipamento muito utilizado para identificar a localização dos ruídos no interior do veículo. É o estetoscópio automotivo, um aparelho que fica preso ao ouvido de um mecânico.
Como se fosse um médico examinando um paciente. E na outra extremidade do aparelho vai sendo direcionada e colocada em vários locais do automóvel. Até detectar o local de origem do barulho.
Abaixo alguns componentes do sistema do ar condicionado automotivo e suas causas prováveis de ruídos:
Compressor:
  • Batida ou raspada no compressor devido irregularidades do solo;
  • Superaquecimento;
  • Componentes danificados;
  • Corrosão interna (umidade).
Embreagem magnética:
  • Polia solta;
  • Rolamento desgastado ou danificado;
  • Cubo, rotor ou placa com desgaste por atrito, tempo de usoou superaquecimento.
Polia do motor:
  • Polia solta;
  • Desalinhada.
Polia tensora:
  • Montagem incorreta;
  • Rolamento desgastado ou danificado.
Motor do eletroventilador:
  • Desbalanceado;
  • Interferência com a carcaça;
  • Montagem inadequada (solto);
  • Carcaça quebrada.
Caixa de ventilação/ ar condicionado:
    • Quebra de algum componente interno ou externo;
  • Damper solto;
  • Sujeira solta no interior da caixa de ar (folhas, galhos, pedras, porcas, parafusos…).
Condensador:
    • Interferência com a carroceria;
  • Pontos de fixação quebrados.
Suporte do compressor:
    • Empenado ou quebrado;
  • Montagem com os parafusos soltos ou mal apertados.
Tubulações e mangueiras:
    • Suporte e presilhas inadequadamente apertadas ou montadas;
  • Interferência com a carroceria ou agregados.
Em serviços de diagnósticos
do funcionamento no sistema
de ar condicionado automotivo,
os principais itens a serem
checados são:
  • Compressor;
  • Embreagem magnética;
  • Eletroventilador;
  • Caixa de ar;
  • Condensador;
  • Tubos e mangueiras;
  • Suportes.
Para um diagnóstico completo e eficaz no sistema de ar condicionado automotivo. São necessários alguns equipamentos de uso profissional e técnicos especializados.

Equipamento identificação do problema.

E para utilizar as ferramentas de identificação do problema que esta originando o ruído. Em muitos casos o prolongamento e a continuação do problema que ocasiona.
O ruído no sistema de ar condicionado pode levar a uma dano irreparável na peça resultando em sua substituição.

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