FUNCIONAMENTO E DICAS DO AQUECEDOR NO AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO

Todos os veículos que estão equipados com um conjunto de alojamento do sistema de aquecedor do ar condicionado no carro combinam as capacidades de refrigeração, aquecimento e ventilação em um único alojamento da unidade montado embaixo do painel de instrumentos. Em sistemas que possuem aquecedor instalado de fábrica, a bobina do evaporador e a porta de recirculação do ar são excluídas do alojamento.

O ar condicionado automotivo na parte externa do automóvel entra no interior do veículo através da abertura superior, na base do pára-brisa, e passa pela câmara de vazão do ar do plenum até o alojamento do ventilador do sistema do aquecedor no ar condicionado no veiculo. A velocidade externa do fluxo de ar pode ser ajustada com o interruptor do acionamento e de seleção de velocidade do motor do ventilador localizado no painel de controle do aquecedor do ar condicionado automotivo. É aconselhável manter as aberturas da entrada de ar externo isentas de qualquer tipo de obstruções como folhas e outros, para que o sistema do aquecedor no carro receba um volume suficiente de ar externo para seu funcionamento normal.

aquecedor do ar condicionado do veiculo

É importante ainda para o seu bom funcionamento também manter as aberturas da entrada de ar livres de resíduos e partículas pequenas que são do tamanho suficiente para passar pela tela do plenum do curvão, e podem se acumular dentro do alojamento do aquecedor do veiculo.

Esse ambiente que é escuro e também úmido, além de quente e fechado é ideal para o crescimento de bolor, mofo e outros fungos. Qualquer acúmulo de substância de plantas em decomposição proporciona uma fonte adicional de alimento para os germes fungosos que penetram no alojamento com o ar fresco.

O excesso de resíduos, assim como os odores desagradáveis criados pelas substâncias de plantas em decomposição e o crescimento de fungos podem ser descarregados para dentro do compartimento de passageiros durante a operação do sistema do aquecedor do veiculo.

sistema-aquecedor-ar-condicionado-carro

Funcionamento do aquecedor do ar condicionado do carro

O aquecedor e o ar condicionado do carro são sistemas do tipo mistura de ar. Em um sistema de mistura de ar, há uma porta de mistura de ar que controla a quantidade de ar não condicionado ou ar resfriado do evaporador em modelos com ar condicionado que pode fluir através ou ao redor do núcleo do aquecedor. Há um botão de controle de temperatura no painel de controle do aquecedor do ar automotivo que determina a temperatura do ar de descarga movendo um cabo que opera a porta de mistura de ar. Isso permite um controle manual quase imediato da temperatura do ar de saída do sistema.

O botão de controle de modo localizado no painel de controle do aquecedor automotivo é usado para direcionar o ar condicionado para as saídas selecionadas do sistema. Ambos os interruptores de controle de modo usam o vácuo do motor para controlar as portas de modo, que são operadas pelos motores atuadores a vácuo.

aquecedor-painel-ar-condicionado-no-carro

Em veículos com ar condicionado instalado, a entrada de ar externo pode ser fechada selecionando o modo de recirculação (Max- A/C) com o botão de controle de modo. Isso operará uma porta de recirculação de ar atuada a vácuo que impede a entrada de ar fresco externo e recircula o ar que já está dentro do veículo. O ar condicionado que é opcional para todos os modelos foi projetado para o uso de líquido refrigerante R-134a. O sistema de ar condicionado automotivo possui um evaporador para resfriar e desumidificar o ar de entrada antes de misturá-lo com o ar aquecido.

O sistema de ar condicionado veicular com aquecedor usa um tubo de orifício fixo na linha de líquido, entre o condensador e a bobina do evaporador, para medir o fluxo do líquido refrigerante à bobina do evaporador. Para manter a temperatura mínima do evaporador e evitar que fique congelado, no acumulador há um interruptor de ajuste da pressão fixa que gira o acoplador do compressor.

Comments are closed.