VOCÊ SABE PARA QUE SERVE O ÓLEO NO SISTEMA DE AR CONDICIONADO DO SEU CARRO?

Todo sistema de ar condicionado automotivo precisa também de óleo lubrificante circulando juntamente com o fluído refrigerante. Você sabia disso?

Mas não é um óleo comum como se pensa no primeiro instante. É até errado chamar este lubrificante de óleo. Este lubrificante possui características tão especiais que o fazem único. Ele possui baixíssima viscosidade, o que o faz perfeito, capaz de lubrificar perfeitamente todo o sistema de ar condicionado, por onde se passa o fluído refrigerante. Este óleo tem uma propriedade única e superinteressante, capaz de associar-se ao fluído refrigerante e, sem reagir quimicamente com ele, permitindo realmente a circulação por todo o sistema eficientemente. Outro fato é que este óleo, mesmo em baixas temperaturas, não congela de jeito nenhum. E mais, sua composição química evita qualquer tipo de reação química com os anéis de vedação de borracha. Este lubrificante forma perfeitamente uma película protetora por todo o caminho percorrido, em mangueiras e dutos internos de alumínio, protegendo contra oxidação e, consequentemente furos que venham a provocar vazamentos.

Mas a principal função, além do benefício que causa em todo sistema, lubrificando-o e evitando a corrosão e a oxidação, protege o compressor de ar condicionado, único componente do sistema que é dotado de peças móveis, internamente composto por pistões e válvulas que comprimem o fluído refrigerante, em alta pressão e temperatura. Esses componentes do compressor de ar condicionado automotivo, para evitar desgastes, precisam literalmente de lubrificação, e é ai que entra a principal função deste lubrificante.

O lubrificante indicado para o sistema que adota o fluído refrigerante R134a é o de base sintética, enquanto que, nos sistemas antigos que adotavam o fluído R12 eram de base mineral. Devido às propriedades distintas destes dois tipos de lubrificantes, não podem em hipótese alguma ser misturados ou mesmo terem suas aplicações invertidas, sob a pena de danos irreparáveis ao compressor e a todo o sistema de ar condicionado do veiculo.