DEVEMOS DEIXAR A RECIRCULAÇÃO DO AR CONDICIONADO LIGADA OU DESLIGADA?

Em determinadas condições e locais de uso, é interessante impedir a entrada do ar externo, onde devemos apenas trabalhar com o ar já existente na cabine, usando o recirculador do ar condicionado automotivo.

O Recírculo é um dispositivo bastante simples, constituído, basicamente por uma portinhola disposta na entrada de ar do painel e, é acionada por um botão no painel de controle de ar. A função desta portinhola é permitir ou não a passagem do ar que vem de fora do veículo, para o interior do veículo.

Se não fosse o recirculador do ar condicionado automotivo, nós teríamos dificuldades extremas em nos manter por muito tempo atrás de um caminhão, ou mesmo em engarrafamentos em túneis, ou mesmo andarmos em estradas de terra batida (não asfaltadas), pois a impureza do ar externo estaria sendo direcionada para o interior da cabine. E, desta forma, o indicado é para que sempre andemos com o recirculador do ar condicionado automotivo ligado, ou seja, com a portinhola fechada, impedindo a entrada do ar externo para o interior do habitáculo.

Outro objetivo e importância para andarmos com o recirculador do ar condicionado automotivo ligado, além de impedir a entrada de poeira e fumaça proveniente de locais mais poluídos, é que o Ar Condicionado estará trabalhando apenas com o ar interno do habitáculo, favorecendo assim, o rendimento térmico do Sistema.
Mas, recomenda-se também, desligar o Recirculador de Ar por alguns segundos, uma a duas vezes durante o seu uso contínuo, para que o ar seja renovado no interior do habitáculo, evitando assim, o ressecamento das vias respiratórias devido à redução da umidade no ar.

 

Comments are closed.