DA ONDE VEM OS RUÍDOS ANORMAIS NO SISTEMA DE AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO

O sistema de ar condicionado automotivo é constituído de componentes que realizam basicamente um diferencial de pressão, entre as linhas de sucção e descarga, fazendo com que haja movimentação dos fluidos como óleo e gás dentro do sistema, que segue até o condensador, componente de expansão e evaporador, em ciclo fechado.

Todo ruído gerado no sistema são amplificados e seguem pelas tubulações para o interior do habitáculo. Os ruído podem ter várias origens e sendo constante os erros de diagnostico, considerando-se o compressor como único causador da falha.
Um equipamento muito utilizado para identificar a localização dos ruídos no interior do veículo é o estetoscópio automotivo, um aparelho que fica preso ao ouvido de um mecânico, como se fosse um médico examinando um paciente, e na outra extremidade do aparelho vai sendo direcionada e colocada em vários locais do automóvel, até detectar o local de origem do barulho.
Abaixo alguns componentes do sistema do ar condicionado automotivo e suas causas prováveis de ruídos:

Compressor:

  • Batida ou raspada no compressor devido irregularidades do solo;
  • Superaquecimento;
  • Componentes danificados;
  • Corrosão interna (umidade).
Embreagem magnética:
  • Polia solta;
  • Rolamento desgastado ou danificado;
  • Cubo, rotor ou placa com desgaste por atrito, tempo de usoou superaquecimento.
Polia do motor:
  • Polia solta;
  • Desalinhada.
Polia tensora:
  • Montagem incorreta;
  • Rolamento desgastado ou danificado.

Motor do eletroventilador:

  • Desbalanceado;
  • Interferência com a carcaça;
  • Montagem inadequada (solto);
  • Carcaça quebrada.
Caixa de ventilação/ ar condicionado:
    • Quebra de algum componente interno ou externo;
  • Damper solto;
  • Sujeira solta no interior da caixa de ar (folhas, galhos, pedras, porcas, parafusos…).
Condensador:
    • Interferência com a carroceria;
  • Pontos de fixação quebrados.
Suporte do compressor:
    • Empenado ou quebrado;
  • Montagem com os parafusos soltos ou mal apertados.
Tubulações e mangueiras:
    • Suporte e presilhas inadequadamente apertadas ou montadas;
  • Interferência com a carroceria ou agregados.

Em serviços de diagnósticos
do funcionamento no sistema
de ar condicionado automotivo,
os principais itens a serem
checados são:

  • Compressor;
  • Embreagem magnética;
  • Eletroventilador;
  • Caixa de ar;
  • Condensador;
  • Tubos e mangueiras;
  • Suportes.
Para um diagnóstico completo e eficaz no sistema de ar condicionado automotivo, são necessários alguns equipamentos de uso profissional e técnicos especializados para utilizar as ferramentas de identificação do problema que esta originando o ruído, em muitos casos o prolongamento e a continuação do problema que ocasiona o ruído no sistema de ar condicionado pode levar a uma dano irreparável na peça resultando em sua substituição.

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