COMO CUIDAR E PRESERVAR O AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO

A maioria dos carros das grandes cidades hoje em dia já vem com o ar condicionado automotivo de fábrica e o sistema de ar condicionado, assim como qualquer outro componente veicular, precisa de cuidados básicos para oferecer sempre um bom funcionamento. Veja as dicas abaixo recomendadas pelos técnicos e prolongue a vida útil do ar condicionado de seu veículo.

Primeiramente, antes de ligar o ar condicionado do seu carro, ligue primeiro o motor. Após aproximadamente 25 segundos, ligue o ar condicionado. e também quando for desligar o carro, desligue primeiro o ar condicionado para depois desligar o motor.

Outra dica importante é não ligar o ar condicionado do seu carro é com o motor em alta rotação, porque causa desgaste desnecessários de seus componentes.

Outra recomendação é fazer a troca do filtro anti-polén ar condicionado automotivo no máximo a cada seis meses. Porém, caso você observe que o ar condicionado do seu veículo demore mais tempo que o normal para resfriar, e ainda ter a sensação de perda de potência, ou mau cheiro durante sua utilização, estes sinais podem ser indícios da necessidade de trocar o filtro ou outro tipo de manutenção.

Usar o ar condicionado do carro com as janelas fechadas trás maiores benefícios, pois há menos atrito com o ar, exigindo menos do motor e do próprio ar condicionado automotivo.

Com a temperatura alta dentro do carro, é recomendável primeiro abrir as portas e deixar o ventilador na potência máxima por alguns segundos. Fazendo esse procedimento vai proporcionar um melhor desempenho.

Durante o inverno ou dias chuvosos, ou ainda nos períodos em que o sistema de ar condicionado veícular não é muito utilizado. Recomenda-se ligar o ar condicionado pelo menos duas vez por semana, por um período de no minimo dez minutos. Esse procedimento faz com que o aparelho evite de ficar parado por longos períodos de tempo, garantindo a sua circulação do gás e do óleo de lubrificação do compressor.

Dicas e cuidados para manter sempre bem o ar condicionado do seu carro:

  • Para evitar problemas ao sistema e prolongar a sua vida útil, siga as seguintes instruções:Evitar ligar e desligar o motor com o ar condicionado acionado, isso pode ocasionar danos ao compressor, e conseqüente diminuição na vida útil;
  • Quando for ligar o ar condicionado do carro pela primeira vez no dia, fazer com que o motor esteja em baixa rotação, evitando assim trancos ao compressor que está com o óleo não completamente distribuído;
  • Evite jogar jatos fortes de água ao condensador para que não ocorra danos em suas aletas;
  • Ligue o ar condicionado do seu carro por alguns minutos mensalmente mesmo se não for utilizá-lo, isso garante uma melhor lubrificação e funcionamento adequado do sistema;
  • Em caso de diminuição de rendimento, verifique o quanto antes a causa do defeito. O prolongamento de umidade interiormente ao sistema do ar condicionado poderá danificar os seus componentes;
  • Em caso de vazamento ou perda de gás refrigerante, não basta recarrega-lo, é necessário saber a causa do vazamento e corrigi-la. Não se pode esquecer de repor a quantidade de óleo perdida no vazamento.

Comments are closed.