Higienização Completa do Sistema de Ar Condicionado automotivo

Higienização Completa do Sistema de Ar Condicionado automotivo

Ao entrar em seu carro, você sente um cheiro desagradável, um mau cheiro que o incomoda muito. O que está acontecendo? Que cheiro é esse? De onde vem este cheiro tão desagradável? O que devo fazer para eliminar este cheiro?

Você com certeza em algum momento já se deparou com perguntas como essa não é?

Você normalmente, antes de qualquer coisa, procura levar seu veículo a um lava-rápido e pede para que façam além da lavagem externa, uma limpeza completa dentro do veículo: tapetes, estofamentos, etc… Mas apesar de tanto esforço por parte dos profissionais dos lava-rápidos, o cheiro continua…

Em geral, maus cheiros como esse é decorrente de mofos, fungos, ácaros e bactérias que ficam acumulados em dutos e na caixa do ar condicionado.

Oxi-SanitizaçãoO que se deve fazer em casos como esse é procurar profissionais especializados e pedir para que eles façam uma Oxi-Sanitização (Higienização) da cabine interna do veículo. Mas o que é Oxi-Sanitização?

Vidros fechados, ar-condicionado, umidade e muitos outros fatores podem levar ao surgimento de ácaros, bactérias e fungos nocivos à saúde. Oxi-Sanitização do ar condicionado automotivo nada mais é que um processo que não utiliza qualquer produto químico. Este processo reduz os micro-organismos e odores indesejáveis existentes no interior de seu veículo. As vantagens da oxi-sanitização são: redução dos odores desagradáveis, como cheiro de cigarro, animais, alimentos, etc., limpeza do ar ambiente, mantendo-o agradável. Este processo é totalmente ecológico, isento de produtos químicos, não tem qualquer tipo de perfume e nem odorizador e não possui contraindicações para pessoas alérgicas e com problemas respiratórios. Para pessoas nestas condições a solução é esta: fazer única e exclusivamente a oxi-sanitização (Higienização do Interior do veículo).

Para pessoas que não tem problemas respiratórios e nem são alérgicas a produtos químicos, perfumes, odorizadores ou ozonizadores, etc., além da Oxi-Sanitização, é também necessária a Higienização interna dos dutos e caixa de ar condicionado automotivo, utilizando-se para isso os já conhecidos limpadores de ar condicionado em spray, desenvolvidos por empresas especializadas no assunto. Alguns destes produtos oferecem ótimos resultados.

A Higienização Completa do Sistema de Ar Condicionado automotivo aplicação destes produtos pode-se tornar eficaz, mas obedecendo-se certa preparação antes da aplicação do limpador de ar condicionado, que somente profissionais qualificados poderão fazê-lo para você. A forma de aplicação varia muito de profissional para profissional e de veículo para veículo. Não basta simplesmente injetar o produto nos dutos e caixa de ar condicionado automotivo. Para ter um resultado bom é necessária à aplicação correta, e da forma correta, onde se deve respeitar uma sequencia de cuidados antes da aplicação. Por isso, não pense você que simplesmente comprando Limpadores em Spray para Ar Condicionado em Supermercados, estará resolvendo o problema de mau cheiro em seu veículo (pode ser que por um período curto de tempo o problema seja resolvido – mas e depois – depois o cheiro, com certeza voltará
acompanhado de uma proliferação ainda maior de bactérias no ar, mofos ainda maiores na caixa de ar, fungos e, mau cheiro…). Por isso, procure um profissional para fazer isso para você. A Higienização feita por profissionais habilitados, em média tem o seu prazo de validade vencido em 04 (quatro) meses. Isto é, a indicação para uma Higienização Simples é de 04 em 04 meses.

Fazendo tudo isto você estará protegendo a sua saúde e a de sua família!
Nunca deixe de Fazer todos estes procedimentos no seu veículo, para o seu bem e de toda sua família.

Agora, meu amigo, se todo este procedimento não resolver o problema e o mau cheiro continuar, com certeza a caixa de ar do seu veículo, evaporador, etc., estão bem contaminadas e sujas. Neste caso, o que poderá resolver este problema, é somente a Higienização Completa do Sistema de Ar Condicionado automotivo, isto é: A Limpeza de dutos, Caixa de Ar, Evaporador e, demais componentes do sistema de ar, fora do veículo. Este procedimento demanda praticamente de 02 (dois) dias de serviço, pois na maioria dos veículos, o acesso à Caixa de Ar é dificílimo. Para se chegar à caixa de ar é necessário remover por completo o painel (almofada) do veículo.

Oxi-SanitizaçãoRetirada a Caixa de Ar, dutos e demais componentes do veículo, lavam-se os mesmos com produtos simples, entre eles: Água Sanitária, por exemplo, que é o mais eficiente

Em todos estes casos (Oxi-Sanitização, Higienização Simples e Higienização Completa) é imprescindível também trocar o Filtro Anti-Pólen (Filtro de Cabine). Sem a troca deste item, com certeza você estará jogando todo o serviço feito na lata do lixo. Por isso, exija sempre a troca do Filtro de Cabine, quando da execução de um dos serviços mencionados acima. A indicação tanto para as higienizações periódicas, quanto para a troca de filtro anti-pólen (Filtro de Cabine) é de 04 (quatro) meses, segundo orientação dos fabricantes e montadoras.e produto para limpeza. E, depois, aplicam-se também os higienizadores em Spray, para garantir a limpeza eficiente e ainda deixar um cheiro gostoso e agradável no ar, após o término dos serviços. O custo deste serviço completo no Sistema de Ar Condicionado, em média, sai em torno de R$400,00 (Carros Populares).