Recarregar ar condicionado automotivo do Ford Focus

O novo Ford Focus sofreu algumas modificações de estilo e foi reestilizado para agradar ao seu público. Segue as mudanças que foram realizadas na Europa. Tendo as suas novidades na mudança dos faróis e das lanternas, e o seu para choques dianteiro ganhou alguns elementos que herdou do Fusion para ficar mais elegante. Na parte de dentro preza pela tecnologia, com um sistema de sincronização que é tão avançado que será pré-apresentado na Campus Party que acontecerá no mês de fevereiro que vem.

O sistema Sync apresenta muito mais conectividade para que o modelo apareça totalmente renovado. Seus motores poderão ser de 1.6 litros e dezesseis válvulas e 135 cavalos de potência ou 2.0 litros com dezesseis válvulas e 178 cavalos de potência e permaneceram os mesmos do modelo 2014, da mesma forma que os cãmbios manual com cinco marchas ou automático com embreagem dupla e seis marchas powershift que é o único disponível para a motorização de 2.0 litros.

O Focus é um hatchback produzido desde o ano de 1998 pela Ford e teve sua introdução no Brasil no ano de 2000. É um modelo bastante conhecido na gama da montadora e faz muito sucesso em todos os mercados onde está presente. Concorre diretamente com outros hatches médio como o Fiat Bravo, Hyundai I30 e o GM Cruze Sport 6. Ele é bastante requisitado e um automóvel que apresenta um desempenho muito bom e que vale a pena.

O Novo Ford Focus chega ao mercado automotivo brasileiro apresentando reformulação completa. Com seus traços ainda mais esportivos, o modelo evoluiu bastante não somente no seu design, mas também na potência e no seu desempenho. Embaixo do capô pode apresentar os já citados motores de 1.6 litros e 135 cavalos de potência ou o 2.0 litros e 178 cavalos de potência. A transmissão pode tanto ser manual com cinco velocidades ou automática com seis velocidades.

O sistema de ar condicionado automotivo, assim como acontece com qualquer outro automóvel, precisa apresentar a carga de gás normalmente realizada de maneira correta. Em um sistema funcionando perfeitamente, o gás não apresenta vazamentos. Ou seja, caso esteja fraco o ar condicionado, pode ser vazamento de gás e precisa ter uma revisão geral no sistema efetuada, pois não é normal que aconteça esse vazamento.

Ou seja, primeiro é necessário que seja realizada uma verificação para determinar o motivo do vazamento, que pode ser alguma mangueira furada, alguma válvula de pressão alta ou baixa que está deixando escapar o gás e alguns outros motivos, que devem ser vistoriados, resolvidos e aí então a carga de gás pode ser realizada corretamente. Sendo assim, procure um centro automotivo especializado, pois geralmente somente a carga de gás não adianta, pois no começo até pode funcionar, mas caso esteja vazando logo a força do sistema de gás perderá potência.

Para localizar pelo menos os vazamentos mais evidentes, procure por pontos que apresentem vestígios de óleo nas mangueiras ou no compressor, pois provavelmente aí é um ponto de vazamento. É interessante ficar muito atento, pois normalmente o Fluido refrigerante ou gás não saem do sistema, somente caso esteja acontecendo algum vazamento. Ou seja, não caia na conversa de que o gás costuma diminuir com o uso, pois isso não acontece. Caso diminua tem algum vazamento que deve ser arrumado o mais rápido possível. Aí depois de arrumado deverá ser realizada a recarga do ar condicionado.

Essa observação serve tanto para sistemas de ar condicionado originais de fábrica ou os instalados em automóveis que não apresentam de fábrica, já que geralmente as peças utilizadas são as mesmas originais. Nesse caso, leve o Ford Focus a um centro automotivo especializado para efetuar um diagnóstico geral no sistema de ar condicionado e verificar onde está acontecendo o vazamento. Lá com certeza os técnicos mecânicos chegarão a uma conclusão precisa para resolver o problema e deixar o sistema funcionando como novo.