Influência do ar condicionado do Toyota Etios Sedan na potência do motor

Recentemente, a Toyota organizou o lançamento da nova linha Etios 2015 em Fortaleza, no Ceará, onde puderam ser conferidos de perto as inovações do automóvel que está ganhando cada vez mais adeptos no mercado automotivo brasileiro. A Toyota está-se demonstrando cada vez mais preocupada com itens de conforto, qualidade e durabilidade , que deixam o automóvel muito mais conveniente e pronto para ser utilizado da melhor maneira possível.

O destaque fica por conta da versão topo de linha, a Platinum, que apresenta uma central multimídia com navegador para auxiliar na localização, câmera de ré para manobras mais seguras, sistema multimídia que reproduz DVD e TV digital.

A montadora japonesa lançou recentemente no dia 19 de setembro nas suas concessionárias espalhadas por todo o País a linha Etios 2015. Ela é apresentada nas versões X, XS, XLS e Platinum e as suas carrocerias tem o design hatchback e sedã, com câmbio manual de cinco velocidades e motores 1.3 litro com dezesseis válvulas na versão X e 1.5 litro e dezesseis válvulas nas demais versões. Toda a nova linha apresentada de automóveis da Toyota tem como equipamento itens de série de série que o aproximam dos modelos top de linha como o novo volante e e alguns itens tecnológicos para facilitar a vida do motorista e dos ocupantes.

Essa lista de equipamentos é composta por air bag duplo frontal, freios ABS que apresentam Distribuição eletrônica de frenagem, o EBS electronic brake force distribution, cinto de segurança com pré tensionador e limitador de força, sistema de ar condicionado muito eficaz, vidros e travas elétricas e sistema de direção eletro-assistida progressiva, ou seja, à medida que a velocidade aumenta a direção fica mais firme para facilitar o seu controle. Essa lista de equipamentos é muito útil pois prima pela segurança, comodidade e conforto dos ocupantes.

O sistema de ar condicionado automotivo atualmente é um dos mais requisitados pelo conforto que proporciona. Mas, ele acaba causando um pouco de impacto em outras partes do automóvel. Quando o ar condicionado está funcionando, acaba por roubar do motor uma energia de aproximadamente quatro HP, isso pelo fato da polia do compressor ser acionada, podendo varias dependendo do motor e do sistema de ar condicionado.

Mas, caso o sistema de ar condicionado esteja danificado é muito difícil causar problemas no motor do automóvel. Pode sim acontecer um agravamento no problema do ar condicionado em si, caso mesmo com problema o condutor continue tentando fazer com que acione.

Em alguns sistemas de ar condicionado mais modernos quando acontece algum problema, pode acontecer de acender a luz da injeção eletrônica no painel do automóvel e consequentemente obrigar o condutor a consertar esse problema para depois levar o automóvel a um centro automotivo especializado que tenha os equipamentos de injeção para fazer o reset da memória do sistema de injeção eletrônica.

A recomendação é que esse procedimento seja realizado em um centro automotivo especializado e com técnicos mecânicos prontos para diagnósticos no sistema em geral e manutenções preventivas e corretivas para deixar sempre o sistema de ar condicionado do Toyota Etios Sedan funcionando perfeitamente para proporcionar aos ocupantes conforto, comodidade e segurança.