AR CONDICIONADO DO GOLF E PASSAT

Quando falamos de sistemas de climatizadores eletrônicos nos veículos da Volkswagen como Golf e Passat, os principais atributos tecnológicos existente nesses sistemas são segurança, conforto, conveniência e facilidade de manutenção. Essas características estão em constante desenvolvimento e, através dos seus sistemas específicos, são implementado ou atualizados e buscam a satisfação e o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes da marca.

O sistema de ar condicionado dos veículos Golf e Passat representa bem o conceito de constante desenvolvimento. Seu estágio avançado de aprimoramento permite, através de um sistema de gerenciamento eletrônico, que a temperatura de conforto desejada pelos usuários no habitáculo seja obtida automaticamente de acordo com a programação realizada, otimizando a qualidade da personalização do clima no interior do veículo.

Este sistema utiliza como referência a programação de temperatura feita pelo usuário e proporcionará o resultado desejado, através de uma estratégia de gerenciamento eletrônico que monitora as condições de trabalho utilizando sensores distribuídos pelo veículo. Com estes parâmetros de trabalho, a unidade de gerenciamento processa e comanda os atuadores com o objetivo de controlar a dosagem dos fluxos aerodinâmicos pelo habitáculo, controlando os “flap” (portinholas) reguláveis da caixa de ar.

Assim obtém-se a condição ideal entre ar fresco, ar aquecido e ar refrigerado para ser distribuído no habitáculo. Esta inteligente estratégia de trabalho é a razão principal e trata-se de um sistema de climatização do habitáculo, obtido através de um sistema de gerenciamento eletrônico que monitora diversas temperaturas de trabalho, incidência de irradiação solar, fluxo de entrada de ar fresco, volumes, bem como, sua distribuição.

controle golf

O sistema de climatização do Volkswagen Golf e Passat

Os Volkswagen Golf e Passat podem estar equipados com os seguintes tipos de sistemas de aeração e de climatização do habitáculo. Com ventilação forçada e aquecimento interno (somente Golf), com o condicionador de ar e ar quente convencional de acionamento manual.

Ventilação e aquecimento

Neste sistema de aeração do novo Golf, o controle da entrada de ar fresco e recirculação são feitos através de uma portinhola comandada através de um atuador elétrico. O comando das outras portinholas ou “flap”, que tem a função de permitir a distribuição do ar e sua dosagem entre ar quente e ar fresco, é feita através de cabos “Bowden” comandados manualmente através dos botões rotativos.

Caixa do ar condicionado automotivo localização dos componentes

Demonstração e localização dos componentes na caixa de ar:

caixa ar golf

G89 – Sensor de temperatura do ar de entrada (ar fresco);

G192 – Sensor de temperatura do ar de saída para os pés;

J126 – Unidade de comando do motor do ventilador;

V2 – Motor do ventilador de aeração (turbina);

V68 – Servo-motor da portinhola de aquecimento;

V70 – Servo-motor da portinhola-central;

V71 – Servo-motor da portinhola da ventilação forçada ou do recirculação;

V85 – Servo-motor da portinhola de direcionamento para os pés e desembaçador;

Climatizador convencional

No sistema o ar condicionado automotivo convencional depende diretamente dos comandos e adequações feitas pelos usuários no interior do veículo. Como na ventilação forçada o comando da portinhola da recirculação e da entrada de ar fresco também é feito através de um atuador elétrico. Neste caso também haverá a desativação mecânica da recirculação ao selecionar a função desembaçadora do pára-brisa.

Sistema eletrônico ou automático

Este sistema de climatização veicular se caracteriza por controlar automaticamente e manter constante o clima no interior do veículo mediante a programação feita pelo usuário independente da necessidade de novas programações ao se desligar e ligar o veículo ou de mudanças climáticas.A nova caixa de distribuição do ar do sistema comanda as aberturas e fechamentos. parciais ou totais. das portinholas de distribuição do ar através de servo-motores elétricos que possuem sensores de Posição (potenciômetros) monitorados pelo sistema de gerenciamento eletrônico. O sistema possui ainda uma estratégia de autodiagnósticos através dos VAG J551 ou, 1552 que é acessado pelo Código 08.

Circuito de refrigeração do ar condicionado no golf

Esta vista geral demonstra a localização dos componentes do circuito de refrigeração do sistema:

ar condicionado golf

1 – Compressor;

2 – Condensador;

3 – Filtro secador;

4 – Válvula de expansão ou tubo de orifício fixo;

F14 – Interruptor termostático do líquido de arrefecimento (situações de superaquecimento);

F129 – Pressostato on/off;

G 17 – Sensor de temperatura do ar externo;

G56 – Sensor de temperatura do habitáculo;

G89 – Sensor de temperatura do ar de entrada;

G107 – Foto-sensor de irradiação solar;

J255 – Unidade de comando do ar condicionado;

J293 – Unidade de comando do sistema de arrefecimento;

N25 – Embreagem eletromagnética do compressor;

(G65)* – Sensor de alta pressão (somente nos sistemas sem F129 pressostato on/off).

Contato Whatsapp