AR CONDICIONADO DO GOL SEU ACIONAMENTO E DICAS

O principio de funcionamento do ar condicionado automotivo no gol toma como partida o sinal de temperatura verificado pelo termostato de arrefecimento que reage abrindo ou fechado os contatos enviando 12V para a resistência do eletroventilador acionado, e na mesma sequência, envia 12V para o relê do eletroventilador acionando o eletroventilador de arrefecimento na alta velocidade.

Para ligar o ar condicionado no gol, o usuário deve pressionar o botão interruptor do ar condicionado (On/Off) e selecionar a velocidade para o eletroventilador da caixa de ar pelo selecionador de velocidades. Em sequência, são enviados 12V pelo termostato de descongelamento onde são verificados as condições de descongelamento, ou seja, o contato permanece fechado se a temperatura for maior que 0ºC no evaporador.

O ar condicionado do gol possui o pressostato de 3 níveis que verifica os limites de pressão de baixa ou alta para garantir o funcionamento do sistema. Se os contatos estiverem fechados são enviados 12V para unidade de comando eletrônico e no relê de plena carga.

Quando o ar condicionado é acionado a chave de ignição arma o relê principal chegando a tensão de 12V ao relê de plena carga para manter o compressor desacoplado. Quando o sinal de tensão na unidade central é desativado, o sinal do relê se fecha para que se ligue a polia eletromagnética do compressor e o eletroventilador de arrefecimento na baixa velocidade prosseguindo com o funcionamento do ar condicionado no veiculo.

Comandos e controles do ar condicionado do Gol

O sistema de ar condicionado no gol combina refrigeração e aquecimento que visa proporcionar um máximo de conforto em qualquer época do ano. climatizador só funciona com o motor ligado e com temperaturas externas superior a + 5.0°C. E além de baixar a temperatura no interior do veículo também controla a umidade, oferecendo conforto para os ocupantes e evitando o embaçamento dos vidros se a umidade externa estiver elevada.

ar condicionado Gol

Os difusores são comandados pelo interruptor giratório (LETRA C na imagem).

Os difusores 3 e 4 podem ser abertos e fechados individualmente, através do comando manual (LETRA F na imagem).

O acionamento do botão na posição central do difusor permite alterar a direção do fluxo de ar, esse botão movimentado verticalmente faz com que o fluxo de ar seja direcionado para cima ou para baixo. O Botão movimentado horizontalmente faz com que o fluxo de ar seja direcionado para a esquerda ou para a direita.

(LETRA B botão pequeno lado direito) Ligar/desligar o climatizador. O sistema pode ser acionado apertando o botão AC, esse mesmo botão também serve para desligar o sistema, bastando apenas pressionar novamente o botão.

(LETRA B botão pequeno lado esquerdo) Interruptor para recirculação de ar, este interruptor liga a recirculação do ar. Quando ligado, acende-se uma luz indicadora no interruptor. Para desligar a recirculação de ar pressione novamente o interruptor e a luz indicadora irá se apagar.

Com a recirculação ativada será possível impedir a entrada de ar externo poluído no habitáculo em algumas condições, por exemplo, se o veículo estiver na travessia de um túnel ou em engarrafamentos. Para refrigerar o veiculo mais rapidamente poderá ser selecionada a recirculação do ar nesta condição.

É importante lembrar que a recirculação do ar não deve permanecer selecionada durante muito tempo, pois impede a entrada de ar fresco no habitáculo, podendo embaçar os vidros.

Outra dica é evitar fumar dentro do veiculo quando o ar condicionado estiver em funcionamento, pois a fumaça aspirada irá alojar-se sobre o evaporador, provocando uma permanente emissão de odor desagradável. A eliminação deste odor vai não será simples e tem todas as condições para persistir por muito tempo e, dependendo da sua intensidade e incomodo, será necessário a substituição do evaporador.

Coloque o climatizador em funcionamento pelo menos uma vez por mês, no minimo por cinco minutos, este procedimento e imprescindível para que não haja ressecamento dos anéis de vedação do sistema, que pode causar vazamento do gás refrigerante.

O climatizador esta programado para desligar por um breve período de tempo, sempre que o veiculo for submetido a condições extremas de utilização(em rotações muito elevadas do motor ou em transito urbano intenso, sob altas temperaturas). Neste caso, e recomendável utilizar a recirculação de ar

Desembaçamento do para-brisa e vidros laterais com o ar condicionado do Gol

Descrevemos o procedimento para desembaçar os vidros e o para-brisa, confira os comando na imagem:

controles do ar condicionado gol

• Interruptor B na posição 3;

• Interruptor A completamente girado para a direita, ate o batente (veículos com aquecimento ou climatizador);

• Interruptor C na posição do simbolo superior do interruptor

Manter desembaçados o para-brisa e vidros laterais

• Interruptor B na posição 2 ou 3;

• Interruptor A na posição de aquecimento;

• Interruptor C na posição do simbolo superior do interruptor;

• Ligue o climatizador acionando a tecla.

Desativação da ventilação no ar condicionado do Gol

Para impedir a entrada de ar no habitáculo de passageiros, desligue o ventilador e acione a tecla sinalizada com a letra E na imagem)

Ventilação (renovação de ar)

Para que saia o ar pelos difusores 3 e 4, e necessário seguir as recomendações abaixo:

• Desligue o climatizador, acionando a tecla AC;

• Interruptor B na posição desejada;

• Interruptor A completamente girado para a esquerda;

• Interruptor C na posição do primeiro simbolo do lado esquerdo do giro do interruptor;

• Se o para-brisa estiver embaçado, o interruptor C devera estar na posição do simbolo superior do giro do interruptor.

Possíveis deficiência de funcionamento no ar condicionado do Gol

Se o climatizador não estiver funcionando é aconselhável levar para um técnico especializado pois o uso continuado do sistema em condições anormais poderá prejudicar e levar todo o sistema a danos irreversível, porém algumas situações podem ser levadas em consideração quando o sistema não funciona:

Se a temperatura externa estiver inferior a +5°C o sensor de temperatura no interior do sistema irá identificar e o ar condicionado não será acionado.

Em alguns casos pode existir a possibilidade de que o fusível esteja queimado, para isso é necessário verificar e substituir o fusível. Se não houver avaria no fusível, e necessário verificar o sistema de refrigeração.

O climatizador pode estar demorando para ligar devido a temperatura excessivamente elevada do liquido de arrefecimento.

Se a capacidade de refrigeração diminuir, desligue o climatizador e solicite uma verificação do sistema.